Toxoplasmose congênita



A toxoplasmose zoonose que infectos o gato e numerosas outras espécies de vertebrados, inclusive o homem. Ela tem por causa uma só espécie de protozoário, o Toxoplasma gondii, parasito com ampla distribuição na natureza e que ocorre com muita freqüência na população humana, sob a forma de infecção crônica assintomática.
No entanto, é capaz de determinar nos indivíduos adultos um quadro agudo febril, com linfadenopatia, e, nas crianças, uma forma sub aguda de encefalomielite e coriorretinite. A forma congênita é particularmente grave e geralmente fatal.
A forma que os agentes infecciosos provocam lesões no hospedeiro está ligada a alguns fatores importantes, como a cepa do parasito, resistência da pessoa e do modo pelo qual ela se infecta. A transmissão congênita é considerada a mais freqüente e grave. A toxoplasmose adquirida após o nascimento pode apresentar evolução variável. A forma congênita é adquirida quando a mãe está na fase aguda da doença ou tenha havido uma reagudização da mesma durante a gravidez.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Fonte

Filosofia De Bar

Ser Mineiro

Envelhecer

O Príncipe

Ensinar Com Dedicação

Informática Basica