O modelo de Educação Física no ensino fundamental I



INTRODUÇÃO: Este trabalho foi realizado através de um relato de experiência feita na disciplina de Estágio Curricular I no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF. A disciplina citada trouxe um vasto conhecimento e experiência na área da Educação Física Escolar voltada ao ensino fundamental I (1ª a 5ª série). Esse estágio foi realizado no Centro de Educação Juvenil Eça de Queirós, localizado
no bairro Vila Pery, em Fortaleza, com alunos das séries citadas anteriormente. Porém, alguns empecilhos foram observados durante o exercício do estágio, assim como alguns vícios já
existentes na nossa área de atuação, vícios esses praticados pelos próprios educadores físicos. O CEJEQ só disponibiliza na sua grade curricular a disciplina de Educação Física a partir do ensino fundamental II (6ª a 9ª série). Assim, o meu campo de trabalho ficou entregue às próprias professoras multidisciplinares de sala de aula. No ensino fundamental I não existe professor de Educação Física, tampouco aula da disciplina. O que existe é uma aula de recreação desenvolvida pela própria professora de sala de aula, uma vez na semana, durante, aproximadamente, 30 minutos. São aulas totalmente desestruturadas, sem planejamento algum. As professoras não têm conhecimento sobre o desenvolvimento da atividade a qual está sendo aplicada. Os alunos são obrigados a percorrerem em fila uma distância de 30 metros que separa a sala de aula da quadra coberta, local de realização das atividades. No
decorrer da ida e da volta já se perde em torno de 10 minutos nesse deslocamento. Logo, a aula tem um tempo real de, aproximadamente, 15 minutos. Tempo esse, pouco, mas, se bem
aproveitado, valioso. Contudo, são realizadas brincadeiras, tais como pega-pega, carimba, coelho na toca, entre outras. Alguns alunos preferem brincar de jogos de tabuleiro, outros preferem seus carrinhos e bonecos (as) que levam consigo para a escola. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida através da disciplina de Estágio Curricular I no CEJEQ, nas turmas de 1ª a 5ª série do ensino fundamental I. METODOLOGIA: Foram realizadas observações nas aulas das professoras e foram realizadas aulas práticas ministradas pelo próprio estagiário. Utilizou-se um questionário qualitativo aplicado à cada professora com relação às aulas práticas desenvolvidas pelo estagiário. CONCLUSÃO: Em virtude dos fatos mencionados o CEJEQ conta com professoras multidisciplinares as quais ministram aulas de recreação como se fossem aulas de Educação Física. Algumas professoras foram bastante atenciosas e souberam ouvir e falar, contribuindo muito para o desenvolvimento esplêndido desse estágio. Os alunos foram os mais organizados possíveis para que o trabalho pudesse
acontecer e chegar a conclusões satisfatórias. Enfim, foi um trabalho dinâmico, satisfatório, planejado, organizado, criativo, desafiador e, sobretudo, motivante, pois trabalhar com crianças do Ensino Fundamental I tanto você ensina quanto você aprende. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Infantil. São Paulo. Phorte. 2006. ANTUNES, Celso. Educação Infantil Prioridades imprescindível. Petrópolis, Rio de Janeiro.Editora vozes.2004

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Autor: Adriano Barros


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