O PPP e a construção da autonomia da escola



O PPP e a construção da autonomia da escola – Prof. Me. Ciro Toaldo

 

Esse texto é fruto das reflexões feitas nos estudos da Escola de Gestores. Quando se busca construir um Projeto Político Pedagógico, deve ganhar destaque o papel de direção em sua efetivação para que seja edificado um projeto emancipatório, em que se vincula à postura adotada pela direção o processo de consolidação da autonomia escolar, bem como o avanço da gestão democrática.

A direção é vista como a responsável pela articulação dos segmentos escolares, integrando-os. Também, conforme, Vasconcelos (2002) se destaca o perigo da direção se envolver somente em tarefas com fim de fazer a escola funcionar, se esquecendo de pautá-la em um projeto coletivo.

E Veiga (2004) afirma que construir um projeto pedagógico significa enfrentar o desafio da mudança e da transformação, tanto na forma como a escola organiza o seu processo de trabalho pedagógico, como na gestão que é exercida pelos interessados, que implica o repensar da estrutura de poder da escola.

O entendimento de autonomia na educação pública é sempre relativo, pois em nome da organização, os Sistemas Educacionais ditam diretrizes ou políticas que de certa forma limitam o sentido dessa autonomia. Na analise do papel da direção, existem necessidades posturais, que são destacadas por Vasconcelos (2002) Construir um projeto de trabalho, a fim de qualificar suas ações e de se capacitar, buscar, crescer, se fortalecer, de maneira qualificada e produtiva, que contribuem para evitar a prática autoritária, que possuem como raízes a insegurança, a falta de fundamentação e de argumentos, em que o indivíduo recorre a um poder para agredir ou tentar calar o outro.

         Também não se pode deixar de destacar a importância da gestão administrativa, que deve ser efetivada em conjunto com os professores em todos os seus aspectos, não apenas na hora de decidir o que fazer, mas, uma vez estabelecida os objetivos cada um cumprir com sua parte.

Para Libâneo (2001) o PPP representa a oportunidade de uma direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação de crianças e jovens, organizar suas ações, visando atingir os objetivos que se propõem.

           Se o papel foi encarado como mecanismos de construção de uma nova realidade social, é possível prever sua orientação a partir de suas próprias divergências, em pró de um objetivo democrático maior, que compreende e enfrenta a natureza de seus conflitos, cabendo ao PPP orientar essa visão.

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Autor: Ciro Toaldo


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