Jogos Didáticos E O Desenvolvimento Do Raciocínio Geométrico
1- INTRODUÇÃO
Ao chegar ao oitavo ano, um aluno já acumulou aproximadamente oito mil horas de estudos, das quais, cerca de 1600 foram dedicadas ao estudo de temas relacionados à Matemática.
Considerando que cada ano letivo possui entre 800 e 1000 horas-aulas, pode-se afirmar que o aluno do oitavo ano passou em média dois anos ininterrupto estudando apenas Matemática e, questões como: o que ele aprendeu de matemática nestas 1600 horas? Que metodologias utilizar de forma a melhorar a aprendizagem de matemática?
Na busca por responder as questões acima, em 1990, o Ministério da Educação cria o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB e é coordenado peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP que conta com a participação e o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação das 27 Unidades da Federação.
O primeiro levantamento foi realizado em 1990, somente para a rede pública do Ensino Fundamental, sendo avaliadas a 1ª, a 3ª, a 5ª e a 7ª séries e em três áreas: Português, Matemática e Ciências e, a partir de 1995, a preocupação com a comparabilidade dos dados foi incorporada aos procedimentos. Dentre as mudanças metodológicas realizadas destacam-se:
As avaliações passaram a se concentrar no final de cada ciclo de estudos, ou seja, na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio;
A modernização das técnicas de construção e análise de itens e utilização de técnicas clássicos de testes e medidas, como por exemplo, à Teoria de Resposta ao Item (TRI) e ao modelo de amostragem matricial de itens;
A contratação de entidades externas para a aplicação do SAEB por entidade;
A expansão da aplicação para todas as redes de ensino - pública (federal, estadual e municipal) e particulare, aincorporação do Ensino Médio.
Os dados mostrados no gráfico 2 permitem comparar o desempenho dos estudantes e, possivelmente, responder à questão, o que o estudante aprendeu de matemática nestas 1600 horas?.
Para facilitar a analise do desempenho do estudante brasileiro, o INEP criou um sistema de níveis, nos quais foram distribuídos os 500 pontos da avaliação, a saber:
< 150 pontos;150 a < 200 pontos;200 a < 250 pontos;250 a < 300 pontos;300 a < 350 pontos; 350 a < 400 pontos; 400 ou mais.
O gráfico2mostra o desempenho dos estudantes, no período de 1995 a 2005.