Idioma e o foco empresarial



Com  o crescimento da hotelaria e, conseqüentemente, a expansão das grandes redes hoteleiras, é cada vez maior a procura por pessoas que tenham – além do português, um segundo idioma com fluência. O mais procurado é o inglês, visto que é mundialmente mais falado.

                Para adquirir a fluência em um idioma, estudantes de todo o mundo buscam o intercâmbio cultural como forma de aprendizado, visto que é uma maneira rápida e prática de aprender o idioma e a cultura do país escolhido. Os programas – que vão desde High School até cursos profissionalizantes, podem ser fechados diretamente com agências de viagem especializadas em intercâmbio ou com as próprias escolas diretamente no exterior.

                O aluno, chamado de intercambista, acaba por transferir aos colegas e conhecidos toda uma experiência única que adquiriu em uma viagem. Essa experiência é de total importância para seu futuro profissional e pessoal, visto que conviver com a diversidade de culturas e em um local que não é o seu ambiente amadurece, e faz com que o aluno aprenda a conviver com pessoas e a respeitar a diferença de cada uma delas.

                A realização do intercâmbio traz experiências que tornam o estudante melhor posicionado no mercado, visto que ele trará de fora costumes e maneiras diferenciadas para lidar com situações constrangedoras e outras que precisem de atenção. No caso da hotelaria, um intercambista tem muitas opções de trabalho tanto no exterior, quanto no Brasil.

O idioma inglês é o mais procurado pelos alunos, por ser tão solicitado em entrevistas de emprego. Atualmente, na hotelaria, ele se torna essencial. Isso se dá porque o mercado está muito aberto, e com a vinda de um evento mundial como a Copa do Mundo, acaba sendo necessário que os funcionários de um hotel tenham conhecimento ou domínio de pelo menos esse idioma para atender aos clientes.

Contudo, é preciso que esse futuro intercambista esteja atento ao fato de que não basta somente o inglês. É preciso dominar seu idioma materno para poder ser aceito nas empresas que buscam esse tipo de profissional. Em algumas empresas, como hotéis de bandeira internacional, o idioma é fator de decisão para recrutamento e seleção – porém muitas pessoas acabam deixando a desejar quando (mesmo tendo fluência em inglês) não tenham o conhecimento de serviço, qualidade e noções de tratamento com o cliente.

Por este motivo, é fundamental ter um segundo idioma na área de hotelaria. Seja através de um intercâmbio ou cursos em seu próprio país, o funcionário precisa estar atento às tendências, precisa se aperfeiçoar cada vez mais para conseguir o lugar que almeja na empresa. Para que isso seja possível, deve ser dada a devida atenção ao idioma materno e, concomitantemente, ao inglês.


Autor: Bárbara De Oliveira Damasceno Ferreira


Artigos Relacionados


Aprenda Rápido Com Imersão Em Inglês E Intensivo Em Inglês

Mais Que Uma Escola De Inglês

Curso De Inglês Para Alcançar A Fluência

Conheça As Vantagens De Fazer Um Curso De Imersão Em Inglês

Profissionais Investem Na Capacitação Após Os 40

Curso De Idiomas Para Pós-graduação

O Desafio Da Língua Para Estudos Acadêmicos No Exterior