Motivação profissional



MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

 

Vivemos em uma sociedade capitalista baseada no reconhecimento dos direitos individuais, onde os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Nesse modelo de sociedade, para se conseguir os recursos necessários para a sobrevivência como alimentação, moradia, acesso a saúde, educação e segurança, se faz necessário o principal impulsionador da economia, a remuneração, o dinheiro.

Dessa forma, a remuneração é um dos objetivos do ser humano, e assim, uma de suas motivações para a busca por uma oportunidade de subsistência, de trabalho. As empresas por sua vez, se utilizam da capacidade dessa mão-de-obra para cumprirem com seu papel na sociedade, fazendo a economia girar, gerando empregos e lucro.

A partir das mudanças da economia, das empresas, do mercado de trabalho, e da qualificação da mão-de-obra, ocorridas na história mundial a partir da revolução industrial, a definição de motivação gerada pela remuneração apresentada acima, passou a ser simplória e incapaz de definir como funciona atualmente a questão da administração de recursos humanos e da motivação profissional no mercado corporativo.

A questão financeira continua sendo sim um fator motivacional importante, pois trata-se do principal garantidor da sobrevivência, porém, esse é somente um dos fatores, e deve ser considerado de acordo com a necessidade do grupo com o qual se está trabalhando. Já não basta oferecer um bom salário, se os benefícios não são adequados, o clima organizacional é desfavorável, ou a empresa não oferece desenvolvimento do cargo e da profissão.

O Brasil vem em um crescente avanço da economia, favorecendo o desenvolvimento das empresas e das pessoas. De acordo com notícia divulgada pelo site do IBGE, órgão federal responsável pela produção, análise, pesquisa e disseminação de informações de natureza estatística — demográfica e sócio-econômica, entre outras, em setembro deste ano a taxa de desemprego do país era de somente 6%. Analisando o estado do Rio Grande do Sul no mesmo período, a taxa era de 4,8%. Esses dados demonstram o quão competitivo está o mercado de recursos humanos, pois em algumas situações, a busca por um profissional é maior do que a busca pelo emprego.

Visto que, nem todos os profissionais possuem o mesmo grau de qualificação, os melhores profissionais são disputados pelas empresas, e não é somente o valor que será pago pelo seu salário, que definirá qual será a proposta aceita por ele. Todos os benefícios serão analisados, e caberá a empresa conseguir vencer seu primeiro desafio, convencer e motivar esse profissional a juntar-se a essa equipe.

O desenvolvimento dos processos, em especial do processo motivacional nas organizações, vem crescendo gradativamente e é essencial para uma gestão de resultados positivos. Porém, sua peça fundamental é o ser humano, e é em função dele que as empresas estão apostando na inovação desses processos.

O profissional necessita ser constantemente estimulado para manter ou aumentar o seu ritmo e rendimento de trabalho, principalmente, pela sua rotina ser altamente dinâmica, em função do cenário de permanente mudança e competitividade no qual ele está inserido.

O que toda organização busca é a lucratividade, além de sucesso e reconhecimento. Para tanto, a empresa deve funcionar de forma harmoniosa, equilibrada e acima de tudo motivada. Sabe-se que a motivação é essencial para se alcançar os objetivos propostos, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Já é fato que um profissional motivado rende mais do que os outros, ou seja, as empresas estão buscando conhecer e aprimorar seus processos motivacionais, porque se trata de seu próprio benefício, além é claro, da preocupação com o bem estar de seus colaboradores.

Quer se demonstrar com isso, que não somente as pessoas devem estar preparadas para o mercado de trabalho, mas também as empresas devem ter ciência, de que não competirão somente por seus produtos, mas também pelos profissionais qualificados que o mercado oferece.

 

 

 

 


Autor:


Artigos Relacionados


Clima Organizacional No Centro De Treinamento Automotivo

A Emergência Do Pensamento Complexo Nas Organizações

A Hora Do Mestrado Profissional

Gestor De Recursos Humanos: Importante Para Sua Empresa

Rotatividade De Pessoal - Turnover

Treinamento - Planejamento & Inovação

Seis Processos Da Gestão De Pessoas