Estratégia e gestão se escreve junto ou separado?



Estratégia e gestão se escreve junto ou separado?

Aliado ao enorme desenvolvimento da tecnologia, com seus sistemas, softwares, equipamentos e nuvens, o mundo das empresas passa por outras mudanças cruciais de mercado, de atitude dos consumidores, da forma de se relacionar com eles, dos negócios virtuais e das consequências que isso tudo provoca nas estruturas das empresas e seus comandos.

Que profissional estaria apto a participar desse momento dentro das empresas? Como manter a empresa em rota segura com tantas mudanças?

Com certeza muitas competências novas estão se agregando às estruturas internas e aos modelos de gestão, a partir das mudanças estratégicas provocadas pelos novos cenários de mercado.
O perfil dos gestores não é mais o mesmo. Eles saíram de um papel de 150 anos atrás, de obter resultados puramente voltados a volumes de produção repetitiva, para ocupar outro onde o importante é saber reunir as pessoas certas, da forma correta, para conseguir o que não se conseguiria individualmente e atingir as metas estratégicas.


Mas, isso tudo soa estranho hoje em dia. Muito se tem falado em planejamento, organização, processos, equipes e indicadores, mas talvez pouco se faça nesse sentido. Talvez a velocidade das mudanças tenha criado uma nova cultura onde inovação, criação, start up, marketing social e lideranças passaram a ser vistas como imprescindíveis e suficientes.
O papel do gestor foi deslocado para uma categoria quase depreciativa, de forma injusta.
Nem todos os novos empresários farão start ups incríveis. Nem todos os executivos têm perfil de líderes para desafiar regras constantemente. Nem todos os produtos desenvolvidos serão um sucesso... e nem todas as empresas precisam somente disso.

Uma coisa é a discussão acadêmica de tendências e caminhos e outra é a realidade, o dia a dia da grande maioria das empresas que, ao buscarem a adaptação a cada nova mudança, se esquecem de implementar a anterior que haviam começado. Para andar temos de dar um passo depois do outro.
A busca de inovações sem fim, nos produtos e posicionamentos deixam de lado, muitas vezes, o básico de uma empresa: estratégia, gestão ou se preferirem, informações, processos e pessoas.

A Vecchi Ancona apóia, trabalha, define e vibra com cada start up, cada grande solução encontrada e com cada líder que se destaca no mercado com iniciativas e decisões desafiadoras, mas ela também está ao lado de quem precisa repensar sua estratégia, montar um modelo seguro de gestão, controlar resultados através de indicadores e capacitar suas empresas para isso tudo, ou seja, fazer o básico.

Fazer simples é o caminho para se aprender a andar, correr, voar...

Conte conosco para voarmos juntos.


http://www.vecchiancona.com.br


Autor: Vecchi Ancona


Artigos Relacionados


Vento

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Mulher Ii

Mudança Radical

Poesia

Minha InfÂncia