O e-commerce como estratégia no processo de expansão dos negócios de pequenas empresas



 

ANÁLISE DO TEXTO: O E-commerce como Estratégia no Processo de Expansão dos negócios de Pequenas Empresas

 

 

 

 

 

 

Adailton Barbosa de Castro[1]

Franciglauber Rocha Martins[2]

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Este paper tem como objetivo analisar o texto “O E-commerce como Estratégia no Processo de Expansão dos negócios de Pequenas Empresas da autora Diana Aires da Silva, escrito em 2010 e publicado na RAF (Revista de Administração da Fatea) onde a autora se une ao autor Tomás de Aquino Guimarães em sua organização, ficando a Editora Atlas S.A. responsável por sua reprodução.

A autora busca com este texto, baseado em diferentes autores, conceituar o tema de uma forma a levar o leitor a sentir-se motivado o suficiente para iniciar ou prosseguir estudos relacionados com o tema, que gera grande interesse no meio empresarial, impulsionado principalmente pelo desenvolvimento tecnológico que estimula o empreendedor e a inovação. Percebe-se claramente que o objetivo principal do texto é descrever as características empreendedoras encontradas na literatura, capazes de promover o desenvolvimento das pequenas empresas.

               

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

O texto citado nos fala que devido o crescente aumento da economia do Brasil, multiplicação de empresas, acesso de credito e elevação da renda da população foi constatado um novo perfil do consumidor brasileiro. Com isso, conseqüentemente, houve um aumento dos negócios baseados na internet.

O consumidor brasileiro passou a comprar mais e a buscar serviços pelos meios eletrônicos, por questões de comodidade, preço baixo e escassez de tempo. Essa nova tendência foi chamada de ”nova economia”.

A partir dessa nova tendência notou-se o surgimento significativo do uso da internet pelas empresas como forma de agregar vantagem competitiva aos negócios. Esse novo ambiente de negócios recebeu a terminologia de e-business (negócios eletrônicos). Dentro do e-business nós encontramos o e-commerce, que segundo Franco Jr (2005), é o sistema de gerenciamento de rede de operações de vendas, o que implica relacionamento com clientes, entrega de produtos e serviços.

Esta forma de negócio vem sendo uma maneira muito utilizada por pequenas empresas como estratégia para promover sua própria expansão, com tudo ainda existe uma forte resistência por parte de empresas que desconhecem a importância da internet com forma de realizar negócios.

O artigo também nos fala de estratégias do e-commerce, uma delas e o marketing digital, que é uma maneira de fazer marketing usando os recursos digitais disponíveis com a internet.

Vale ressaltar que só isso não é o bastante para que uma empresa tenha sucesso no comercio eletrônico, O’ Brien (2004) nos fala que, a otimização de recursos é o fator chave para o sucesso de uma empresa virtual, como por exemplo, a seleção e preços, desempenho e eficiência do atendimento, aparência e impressão causada pelo site, propaganda e incentivo a compra, atenção pessoal, relação comunitárias, e segurança e confiabilidade.

Percebe-se que nos dias de hoje ter somente os recursos do marketing digital não é tão importante como antes, é preciso saber usá-los corretamente a favor da empresa, a favor do comercio eletrônico. Hoje a empresa tem que ter um relacionamento direto com o cliente.

Não basta só ter um site é preciso conectar varias ferramentas em prol desse relacionamento com o cliente. Para isso é necessário investimentos por parte das empresas, mas conforme Adolpho em seu livro “Google Marketing” (2008), os investimentos em internet ainda são muitos tímidos no Brasil devido à insegurança em decorrência ao “Estouro da Bolha” fato ocorrido em Maio de 2001.  

O artigo deixa claro que antes de se lançar uma empresa de varejo no mercado é preciso observar alguns aspectos, como pro exemplo a Home Page que deve ser chamativa de fácil entendimento e que prenda a atenção dos internautas ou clientes.

Esse é o principal fator que define o sucesso ou não de uma empresa na internet atenção dos clientes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante da nova realidade presenciada com a revolução do uso da internet como forma de realizar negócios e promover a expansão de empresas, nada mais empreendedor que transformar a velha maneira de se fazer negócios em poderosos e lucrativos empreendimentos virtuais,

A internet como plataforma mudou, pois trouxe novos recursos que alimentam as necessidades empresariais e acima de tudo as necessidades humanas, entre elas as de relacionamento e comunicação.

 

BIBLIOGRAFIA

FRANCO JR, Carlos. E-Business: Internet, tecnologia e sistemas de informação na administração da empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.355 p.

O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na área da internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2004.

ADOLPHO,Conrado. Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital. 2. ed.

 São Paulo: Novatec, 2008. 459 p.


[1] Aluno do curso de Analises de Sistema Web da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene)

E-mail: [email protected]

 

[2] Aluno do curso de Analises de Sistema Web da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene)

E-mail : [email protected]

 


Autor: Glauber Martins


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Minha InfÂncia

Poesia

Mulher Ii

Inexplicável