Governo lança cartilha de sobrevivência para empresas.



No dia 07 de Dezembro foi lançado pelo MDIC (Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior) uma cartilha com o título de “Guia de Sobrevivência para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.

alt
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 27% das novas empresas acabam fechado em um ano e em alguns casos até menos que esse período. Essa cartilha tem como objetivo evitar que isso aconteça. O guia possui 23 páginas e grande parte dessas páginas são dedicadas ao planejamento e gestão do negócio, com dicas importantes de como não misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais do empresário.
 

Mas, mesmo seguindo as dicas do guia, com a competitividade que existe atualmente no mercado, pode acontecer ainda de a empresa passar por crises e correr até o risco de entrar em falência. Na cartilha também existe dicas de como passar por esses problemas e uma das melhores coisas que eles aconselham é um pedido de recuperação judicial.

Um processo de recuperação judicial consiste em a empresa achar meios de quitar os seus débitos com seus credores, mas para isso é preciso saber que diversos paradigmas da empresa irão mudar, evitando problemas futuros, facilitando o pagamento das dívidas e não as prolongando.

Para entrar com um pedido de recuperação judicial é necessário que a empresa procure um advogado, não é necessário um consultor para pequenas empresas, pois elas não precisam entregar um novo plano administrativo.

Caso seja aceito, a dívida da empresa poderá ser divida em até 36 parcelas mensais, nessa hora, a empresa precisa ter mais cuidado, para além de pagar as parcelas conseguir pagar os credores em dia, já que a recuperação judicial serve apenas para créditos pendentes e não futuros.


Autor:


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Da Assembleia Geral De Credores Na RecuperaÇÃo Judicial De Empresas

O Que é A Insolvência?

A Recuperação De Empresários Em Dificuldade Financeira Provisória

O Que é A Insolvência?

Recuperação Judicial Como Forma Da Manutenção Da Relação Empregatícia

FunÇÃo Social, PreservaÇÃo Da Empresa E Viabilidade EconÔmica Na RecuperaÇÃo De Empresas

A Responsabilidade Dos Coobrigados Do Empresário Em Processos De Recuperação Judicial Ou Falência