Saiba mais sobre a invenção das populares persianas



A persiana, bem popular hoje por sua graciosidade e praticidade froi criada pelo jovem engenheiro Pierre Le Fou, na época com 20 anos de idade, no ano de 1824. Na verdade Pierre desenvolveu a persiana quando estava estudando um modo pra conter o deslocamento da água em um singelo córrego na propriedade de seu pai.

Foi após estudar e experimentar diversos métodos sem resultados satisfatórios que Pierre concluiu que algumas toras de madeira atravessadas de uma margem à outra do córrego poderiam diminuir a vazão das águas, porém esse fluxo deveria ser alterado seguindo a necessidade do momento. Foi então que ele imaginou que isso teria condições de ser feito com o movimento das toras de madeira, que iriam abrir e fechar as comportas regulando o fluxo de água do riacho.

Ele logo chegou em sua casa com essa idéia firme na cabeça e preparou uma maquete em algodão engomado com cordoamento com o objetivo de imitar o movimento das lâminas visando regular a vazão das águas.

Foi logo que, depois de gerada a maquete e engomadas as lâminas de algodão, sua bela mulher colocou-a pendurada numa janela com o objetivo de secar a goma. Mas, ao movimentar as lâminas da maquete verificou que a luz do ambiente teria condições de ser regulada, assim como Pierre pensava realizar com as águas do pequeno córrego. Foi assim que Pierre e sua esposa conseguiram criar uma nova espécie de cortina que batizaram de persiana homenageando o apelido de criança de Pierre, que era Persi.

No mercado atual há diferentes tipos de persianas em diferentes materiais e cores, nos formatos horizontal e vertical as quais são de fácil limpeza, excelente praticidade e durabilidade, além de proporcionar o controle da luz nos ambientes.

A persiana de PVC é ideal para ambientes com bastante poeira ou gordura, já que tem material anti-alérgico, maior facilidade de limpeza e manutenção, fora a interessante resistência à impactos, luminosidade solar e à abrasão.

Já as persianas de bambu ou de madeira costumam ser indicadas para ambientes rústicos e para os ambientes mais delicados e/ou românticos é recomendável a utilização de persiana romanda (de recolhimento em dobras).

Agradáveis e práticas. As persianas verticais dão um charme especial a qualquer ambiente residencial ou comercial. Já que atendem aos mais diversos estilos de decoração. Nos dias de hoje encontram-se coleções especiais com uma ampla variedade de exemplares de tecidos e lâminas em pvc.

Resumindo, Existem, hoje em dia no setor, diferentes modelos de persiana, pra atenderem aos mais exigentes clientes e suas peculiares necessidades. Em cidades com temperatura elevada, como o RJ por exemplo, é corriqueiro a utilização desse equipamento. Assim sendo, as cortinas do Rj tendem a ajudar na refrigeração produzido pelo aparelho de ar condicionado. Por sua facilidade de manuseio, de simples limpeza, bastante durabilidade e sua característica especial no controle de luminosidade e privacidade junto ao ambiente, a persiana vem se sobressaindo faz alguns anos no desejo do público em adquirí-las para embelezar seus ambientes.


Autor: Prof Augsto Nogueira


Artigos Relacionados


Abrindo As Cortinas

O Que Você Precisa Conhecer Na Hora De Escolher Tua Cortina

Deixe A Sua Casa Deslumbrante

Prestação De Serviço Sim, Exploração Não

Secadores De LÂminas De Madeira: VerificaÇÃo E Ajuste Da VazÃo Dos Dumpers

Controles De Qualidade Em IndÚstrias De Compensados: Processo Produtivo E Produto

Cochos De Concreto Para Gado