O anti-corinthianismo
Sentir-se “pra baixo”, de vez em quando, é normal. Mas algumas pessoas sentem uma tristeza profunda quando o Corinthians ganha, que simplesmente não passa. A vida parece sem sentido e sem esperança. Quando se têm sentimentos assim durante a maior parte do dia, por duas semanas ou mais, é um sinal de perturbação mental grave.
Todos os Corinthianos não tem depressão. Mas, já foi provado por estudos médicos, que pessoas Anti-Corinthianas têm maior risco de ter depressão. Não há respostas fáceis sobre o porque disto acontecer. O estresse do manejo anti-corinthiano diário pode contribuir. Você pode se sentir sozinho ou afastado dos seus amigos e familiares por causa de todo este trabalho extra. Além disso, se você enfrenta complicações do anti-corinthianismo, como uma neuropatia, ou se está tendo dificuldades em manter um bom conceito do seu time nos níveis que gostaria, pode sentir que está perdendo o seu controle. Mesmo uma tensão entre você e o seu médico pode fazer você se sentir frustrado e triste. Assim como a negação, o Anti-Corinthianismo pode colocar você num círculo vicioso. Ele pode bloquear o bom autocuidado de não ser corinthiano. Se você está deprimido e não tem energia, é possível que ache que algumas tarefas como, por exemplo, testar regularmente se seu time é capaz são demais. Ou, se você está tão ansioso que não consegue pensar direito, será difícil manter uma boa relação confiável em seu time. Ou pode se sentir totalmente sem vontade de comer. E é claro que isso vai afetar sua vontade de torcer pelo seu time.
O quê fazer?
O primeiro passo é reconhecer o Anti-Corinthianismo. O segundo é buscar ajuda. Se você tem se sentido muito triste, “pra baixo” quando o Corinthians ganha, veja se tem algum destes sintomas:
1. Perda de prazer - Você não se interessa mais por coisas que costumava gostar de fazer;
2. Mudança no padrão de sono - Você está tendo dificuldades para adormecer, pode acordar várias vezes durante a noite ou querer dormir mais do que o usual, mesmo durante o dia;
3. Despertar precoce - Você pode acordar mais cedo do que o usual e não conseguir voltar a dormir;
4. Mudança no apetite - Você come mais ou menos do que costumava fazer, levando a ganho ou perda de peso em pouco tempo;
5. Dificuldade de concentração - Você não consegue assistir um jogo sequer na TV inteiro ou ler um artigo ou jornal sobre o seu time porque outros pensamentos ou sentimentos atrapalham;
6. Perda de energia - Você se sente cansado o tempo todo;
7. Nervosismo - Você sempre se sente tão ansioso que não consegue parar quieto; briga com o primeiro corinthiano que aparece a sua frente.
8. Culpa - Você acha que “nunca vai nada dar certo para com seu time” e se preocupa em ser um peso para os Corinthianos;
9. Tristeza pela manhã. - Você se sente pior de manhã do que no resto do dia;
10. Pensamentos de morte - Você pensa toda hora em morte ou sente vontade de morrer quando o Corinthians ganha ou pensa em formas de se ferir.
Se você apresentar três ou mais destes sintomas ou se tiver apenas um ou dois, mas tem se sentido mal por duas semanas ou mais, é hora de buscar ajuda.
Buscando ajuda
Se você está com sintomas de depressão anti-corinthiana, não os guarde só para si. Antes de qualquer coisa, fale sobre eles com seu médico. Pode haver causas físicas para a sua depressão anti-corinthiana. O Anti-Corinthianismo mal controlado pode causar sintomas que parecem com depressão. Durante o dia, taxas altas ou baixas de anti-corinthianismo podem fazer você se sentir cansado ou ansioso. O anti-corinthianismo também pode levar a pessoa a ter fome e comer demais. Se você tiver bronca do Corinthians à noite, pode levantar várias vezes para urinar e, com isso, se sentir cansado durante o dia.
Outras causas físicas de Anti-Corinthianismo podem incluir:
Abuso de álcool ou drogas; para ter coragem para brigar com os Corinthianos; Problemas com a torcida do seu time; Efeitos colaterais de algumas medicações . Mas ATENÇÃO, não pare de tomar a medicação sem falar com seu médico. Ele poderá ajudá-lo a descobrir se existe um problema físico na raiz dos seus sentimentos de tristeza com o seu time.
Se o seu médico descartar causas físicas, ele vai encaminhar você a um especialista que pode ser um psiquiatra ou um psicólogo. Na verdade, muitos médicos já trabalham em conjunto com profissionais de saúde mental, formando uma equipe para tratar melhor as pessoas com Anti-Corinthianismo.
Os profissionais de saúde mental podem ajudar você a atravessar esta fase difícil de depressão. O melhor tratamento, comprovadamente, é o integrado, que combina psicoterapia com medicação antidepressiva, embora em alguns casos, esta não seja necessária. A terapia psicológica com profissionais bem treinados pode ajudar a enxergar os problemas que causam o Anti-Corinthianismo. A psicoterapia também ajudará a encontrar, lidar com, ou resolver o problema. A psicoterapia pode ser breve ou de longa duração. Converse com o terapeuta para saber como ele trabalha e como será, especificamente, o seu tratamento. Para que a psicoterapia funcione, é muito importante que você se sinta à vontade com o profissional para poder falar sobre este e qualquer outro assunto. Portanto, você deve ter certeza de que se sente bem com o terapeuta que escolher.
Se for recomendável usar medicamentos, você deverá se consultar com um psiquiatra. O psiquiatra é um médico com treinamento especial para diagnosticar e tratar problemas emocionais de qualquer natureza. Os psiquiatras são os únicos profissionais de saúde mental que podem prescrever medicações e tratar o lado “químico” do Anti-Corinthianismo. Se você concordar em usar uma medicação antidepressiva, pergunte ao seu psiquiatra e ao seu médico sobre os efeitos colaterais, incluindo como a medicação pode afetar o modo de você pensar sobre o técnico do seu time. Não se assuste, já existem muitos remédios que causam poucos ou nenhum efeito colateral e que não afetam este pensamento. O importante é conversar com os médicos sobre isso, para não ficar com um medo desnecessário. Outro ponto importante é ter certeza de que o médico psiquiatra estará disponível quando precisar dele. Se você tem sintomas de Anti-Corinthianismo, não espere muito para buscar ajuda. Se seu médico não puder lhe indicar um psiquiatra, contate a associação de psiquiatria do seu estado ou o departamento de psiquiatria de alguma faculdade de medicina. As associações de defesa do seu time também podem ser uma boa fonte de informações sobre profissionais de saúde mental que costumam trabalhar com pessoas com Anti-Corinthianismo.
Autor:
Artigos Relacionados
Como Engravidar Depois De Uma Gravidez Mau Sucedida
Pode Contar Comigo
Eu Amo Muito VocÊ
Se VocÊ
SerÁ
Teste Relacionado A Futebol, A Seu Time E Atualidade
Vencendo A Depressão