Como contestar pesquisa eleitoral?
Como Contestar Pesquisa Eleitoral?
Mário Ferreira Neto[1]
Resumo
Toda vez que assistimos aos resultados das pesquisas eleitorais, seja como membro de algum grupo político ou como eleitor, uma dúvida vem à nossa mente: Será que devemos confiar nos dados apresentados nos levantamentos em relação aos candidatos a um cargo público? Há casos de pesquisas para Prefeito em que, menos, de 1.000 pessoas são entrevistadas dentro de um universo eleitoral de mais de 140.000 pessoas (eleitores aptos). Além disso, sempre há reclamações dos partidos políticos e candidatos que estão em má posição nas disputas eleitorais, segundo as pesquisas. As acusações são desde distorções na forma de coleta de dados até má-fé na hora da divulgação.
Apesar destes argumentos contrários em relação à confiabilidade e credibilidade das pesquisas eleitorais, indispensável em uma pesquisa eleitoral, boa metodologia de amostragem, boa coleta de dados e apuração realizada de forma correta.
O objetivo deste trabalho é esclarecer questões relevantes divulgadas nas pesquisas eleitorais, principalmente para leitores não familiarizados com a teoria estatística. As informações contidas em uma pesquisa eleitoral possuem aspectos técnicos relativamente simples, que devem ser considerados por todos aqueles que tenham interesses em compreendê-las, em analisá-las e interpretá-las...