Analisar em um estudo de caso como que a história familiar levou a um problema sintoma



Autora:NORÔNIA ROSA SILVA

Orientador(a): Doutora Rosa Maria Corrêa

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso de PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE Uni – BH/2011. 

PROBLEMA DE APRENDIZAGEM SINTOMA E A FAMÍLIA 

 Monografia apresentada ao Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH, como requisito parcial à obtenção do título de especialização em psicopedagogia. 

Orientadora: Dra. Rosa Maria Corrêa   

RESUMO 

Este trabalho  buscou analisar em um Estudo de Caso como a história familiar pode levar a criança ao problema sintoma de aprendizagem. Teve como objetivos elaborar um diagnóstico de dificuldade de aprendizagem sintoma em consequência do meio familiar e analisar como que a história familiar pode levar a um problema sintoma. Para realizar as análises, a pesquisa utilizou-se como referencial teórico autores vinculados ao construtivismo, à teoria psicanalítica freudiana e sistêmica. O Estudo de Caso foi utilizado como metodologia por possibilitar a identificação de uma situação que exige a necessidade de explorar uma situação que não está bem definida.
Buscou-se através de alguns testes como TDE; TESTES PROJETIVOS; SNAP –IV; entre outros, as respostas para a queixa inicial da professora. Os resultados obtidos mostraram que a aluna tem as capacidades fundamentais normais para o desempenho escolar, mas, já os testes projetivos mostraram que a aluna em questão tem uma grande carência afetiva, resultado da distância emocional existente entre os membros da família. Estes resultados possibilitaram traçar a hipótese de problema aprendizagem sintoma por questões emocionais atuando sobre as dificuldades escolares. 

Palavras-chave: Problemas de Aprendizagem. Aprendizagem Sintoma. Sistema Familiar. 

Download do artigo
Autor: Norônia Rosa Silva


Artigos Relacionados


Sedutora

Encantadora

Disfarce

Abandono

A ImportÂncia Das RelaÇÕes Familiares No Processo Ensino-aprendizagem

''a Importância Do Relacionamento Entre Professor E Aluno No Processo De Aprendizagem''

Prova Processual (resumo)