Mono reflexão do grafador



Aos meus ex-alunos da cidade de Bananeiras-PB (Campus III -UFPB),  e a todos os que enveredam  nas trilhas dos escritos científicos, dedico este pensamento, esta reflexão:  

"Isso já não me pertence mais!

São flores da caminhada de um simples mortal limitado.

São frutos das experiências vividas com os pares.

 

Ideias tão rapidamente surgem e logo se vão.

É como o vento.

Não sabemos ao certo de onde vem.

Nem sabemos para onde vai.

 

Para não perdê-las, o 'Iniciando' corre para anotá-las.

Captura-as como o colecionador de borboletas.

 

No início as páginas eram sem forma e vazia.

Havia trevas sobre a mente do 'Iniciando'.

Mas eis que com a ajuda Celestial ele diz:

- Haja luz.

E houve luz.

Viu que a luz era boa.

 E, com a ajuda de sua Mentora, fez separação entre a luz e as trevas.

E à luz chamou Monografia.

As trevas? Bem, destinou-as ao poço do esquecimento.

 

Colocando uma 'lente de aumento' é possível ver melhor essa ação.

O 'Iniciado', na verdade, faz um 'feitiço mágico'.

 

- Livros, artigos, documentos e discussão;

- Relacionamentos, bolsas de pesquisa e todo tipo de pressão;

- Com a teoria, os métodos e as justificativas que me fazem os dados analisar;

- Uma linda Monografia tudo isso irá se transformar.

TARAM!

 

- Eis que aí está.

 

Escrita. Padronizada. Catalogada.

'Pura'.

O objeto agora ganha forma e vida.

 

No entanto, esquecemos do sujeito impuro.

O autor da obra.

Amanhã mesmo ele começará a esquecer o que foi posto nela.

 

O agora 'Iniciado' precisará relê-la. Revivê-la. Ampliá-la.

Alimentar o que foi proposto.

Caso contrário seu esforço será em vão.

Ou então, estará à mercê do desejo de outrem para continuar a empreitada".

Cleverton R. Fernandes

 

 

 

 

 


Autor: Cleverton Rodrigues Fernandes


Artigos Relacionados


Adeus Meus Sonhos

Sentada À Beira Da Estrada

Jesus Eterno Caminho

Vida: Luz Ou Trevas?

Pré-institucionalização Organizacional: O Caso Do Surgimento Da Hemobrás

Porta Da Fortuna

A Importância Do Estudo Da Metodologia Científica Na Educação Superior