Conhecimento da gestante atendida no CAM sobre a diabete gestacional na região oeste da Bahia
Monografia apresentada ao curso de enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras como requisito para obtenção do titulo de Bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Karine de Sá Macedo
ANA ALICE SILVA DE MELO
SABRA PROFETA NOVAES SANTOS
RESUMO
Diabetes gestacional refere-se à intolerância a glicose que é diagnosticada durante a gravidez onde algumas mulheres poderão apresentar essa patologia nesse período.
Essa patologia tem a capacidade de proporcionar alguns riscos e problemas possíveis ao feto em desenvolvimento. Existe grande diversidade de opiniões sobre a detecção e o tratamento do diabetes gestacional, mas há indicações de que a hiperglicemia materna seja um fator de risco tanto para o feto quanto para a mãe. A atenção no período do pré-natal e puerperal deve incluir ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamentos adequados dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período. A escolha do Centro de Atendimento a Mulher (CAM) para a realização deste estudo, se deu pelo fato das gestantes iniciarem o pré-natal nos posto de Programa de Saúde da Família (PSF) onde após o diagnóstico de risco, são encaminhadas, para acompanhamento especializado e rigoroso na unidade de saúde citada. O presente trabalho teve como objetivo geral observar o conhecimento das gestantes atendida no CAM sobre o diabetes gestacional e objetivos específicos identificar números de caso de diabetes gestacional, traça o perfil das gestantes, observar se essas gestantes tinham conhecimentos das complicações da DG tanto para mãe quanto para o feto e avaliar a assistência de enfermagem oferecida a essas gestantes dessa forma o tipo de estudo que foi abordado foi do tipo exploratório e quantitativo onde fizeram parte da pesquisa 47 (quarenta e sete mulheres) que leram e assinaram o termo de consentimento, conforme Resolução 196/96 e responderam a um questionário contendo 12 (doze) perguntas fechadas. Observou-se que as gestantes entrevistadas mesmo não sendo portadora de DG recebiam um acompanhamento médico e de enfermagem qualificado, com capacitação para conduzi-las e orientá las sob as quantidades de visitas na unidade de saúde, e assim garantindo o seu retorno.
Palavra Chave: Enfermagem; Gravidez; Diabete Gestacional.