Os portugueses na gastronomia paranaense



Os Portugueses

Chegaram ao Paraná possivelmente no séc. XVI, entre 1501 e 1519 e se instalaram no litoral paranaense. Tendo estes traços lusos predominado até hoje na cidade de Paranaguá. Já em meados do sec. XIX, com a exploração do café no norte pioneiro até o noroeste do estado e a grande maioria vieram das beiras (alta e baixa), Trás-os-Montes e Minho. e se instalaram no restante do estado nos enriquecendo com esse grande leque tanto de sabores como de cultura. Entre nos brasileiros, é ideia muito corrente que construímos nosso patrimônio culinário a partir de contribuições de nossos colonizadores portugueses, já que assim podemos explicar nossa linguagem culinária e nossa genética alimentar e a base mais forte de nossa alimentação. É de se impressionar pois Portugal um pais de dimensões tão pequenas  tem uma cozinha tão grande, rica de tantas historias. Eles se mostraram sempre um passo a frente no quesito alimentos, já que no séc. XV usavam o açúcar para substituir o mel; suas colônias africanas o produziam.

            Este produto tão raro e caro para a época era considerado uma iguaria e tinha preço de ouro. Em mosteiros e conventos faziam verdadeiras maravilhas como pães, bolos, bolachas, tortas, licores, vinhos entre outros. Mas o grande destaque vem a ser o que hoje conhecemos por doces conventuais. Os monges e freiras usavam as gemas que sobravam dos ovos, dos quais usavam as claras para engomar as roupas, fardas e hábitos, fazer hóstias e clarificar o vinho. Usavam o açúcar e gemas para criarem doces hoje muito famosos mundialmente e conhecidos de nosso paladar tais como o quindim, ovos mole, papo-de-anjo, ninhos de ovos, pastéis de Belém, etc.

            Já nos pratos salgados o grande rei é bacalhau feito das mais variadas formas, também pratos a base de aves e suínos; muitos peixes, batatas e outros. O que  fez Portugal ter uma cozinha tão diversificada foi  o intercâmbio através das grandes navegações que só enriqueceu o pais com especiarias das mais diversas formas e sabores.

Download do artigo
Autor: Ederson Gimenes


Artigos Relacionados


Filosofia De Bar

Ser Mineiro

Envelhecer

O Príncipe

Silêncio Mineiro

Informática Basica

Crescer