A gastronomia espanhola no Paraná



A cozinha espanhola é mundialmente famosa pelos seus sabores, uma grande variedade que vai muito além da paella. Por sua localização ao lado do Mediterrâneo, que é considerado a horta da Espanha, utiliza-se muitos frutos do mar, azeite, alcaparras, batatas, pimentões, tomates e muitos legumes frescos.

O Jamón Ibérico ou Pata Negra (presunto espanhol) é considerado o melhor presunto do mundo.  Pratos como a paella , tapas, tortilhas, gaspacho, empanadas são cabeças da cozinha espanhola os melhores assados do mundo e ótimos vinhos também compõem a culinária local.

Historicamente falando, o território do estado do Paraná, pelo tratado de Tordesilhas, em 1494, dois anos depois do descobrimento da América, era de domínio espanhol. Nesta época o estado recebeu muitas pessoas oriundas da Espanha; soldados, conquistadores, colonizadores, missionários e jesuítas, se reportavam a Madri. Estes fundaram vilas e se estabeleceram e assim foram transformadasem cidades. Jáa segunda imigração que vai de1910 a1960, trouxe ao Brasil várias pessoas fugindo das guerras, buscando trabalhar em cafezais no estado de São Paulo. Com o fim de seus contratos de trabalho migraram para o Paraná; vinham das mais diversas regiões da Espanha em destaque as regiões da Galícia, Andaluzia e Catalunha. Estes espanhóis, se dedicaram ao comércio e a gastronomia. Muitos se tornaram profissionais liberais. Na área gastronômica, os espanhóis introduziram vários pratos típicos, como o churros, ensaidas, um doce típico de palma de mallorca, a paella valenciana e a sangria, bebida típica espanhola.

Muitos turistas brasileiros quando de sua passagem pela Espanha dizem a mesma frase: “Comemos muito bem na Espanha, tanto em questão de sabor como em quantidades”.

Este é com certeza um país que preza a boa mesa. Nos dias atuais a Espanha é considerada a melhor cozinha de vanguarda introduzida por Feran Adrià, o pai da gastronomia molecular e chefe considerado o número 1 do mundo. Segundo dados do Centro Espanhol do Paraná hoje existem no estado cerca de dez mil espanhóis natos, não contabilizando descendentes.        


Autor: Ederson Gimenes


Artigos Relacionados


Gastronomia Mexicana

Curso De Espanhol Ou Castelhano?

Do Tejo Ao Prata - 10 - Um Passeio Pela História

Os Portugueses Na Gastronomia Paranaense

À Descoberta De Espanha

Férias Em Espanha: O Melhor Alojamento

Alimentos Da AmÉrica Do Sul Para O Mundo