Cinco novos países serão eleitos como membros do conselho de segurança da ONU
Está programado para a próxima sexta-feira, a eleição de cinco membros não-permanentes do Conselho de Segurança da ONU, o Paquistão pode estar entre eles, forçado a viver com a sua rival Índia.
Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros, dos quais cinco são permanentes. Cada ano a Assembleia Geral das Nações Unidas elege dos (193 países), cinco membros não-permanentes por um periodo de dois anos, e esses assentos são distribuídos conforme as regiões.
E os países que vai deixar o Conselho de Segurança são Líbano, Bósnia, Brasil, Gabão, Nigéria, e quase certamente será repassado para o assento do Brasil, Guatemala, enquanto os outros assentos vão ser objeto de uma concorrência feroz. Além de Paquistão, há Togo, Marrocos, Eslovénia e Hungria, os quais podem se unir ao Conselho.
E começará a adesão dos novos cinco países, para o Conselho de Segurnaça, neste mês de Janeiro de 2012, tendo a principal missão é manter a paz e a segurança no mundo.
O Paquistão é o candidato mais provável para ocupar o assento do Líbano, à frente do Quirguistão, e como a adesão de Islamabad a esta corrida aumenta a tensão com o seu rival New Delhi, que tem mais um ano na sua frente no Conselho. Lembrando que os dois países possuem armas nucleares.
No entanto, uma fonte diplomática ocidental esperava que " não refletem suas tensões sobre os trabalhos quer dizer no Conselho de Segurança."
Sendo que, Patrick Stewart, experto das Nações Unidas no “ Council on Foreign Relations” com sede em Nova York, considerou que "é possível esperar algumas faíscas." Acrescentando ainda que alguns problemas podem surgir diante das questões como da Afeganistão, especialmente sobre a progrogação do mandato das forças internacionais.
Patrick explicou também que "Outros problemas e diferenças podem surgir" se "o Paquistão procura, por exemplo, internacionalizar a questão de Caxemir".
Por outro lado a corrida para ocupar o assento da Bósnia, que representa a Europa Oriental, se concentra entre Eslovénia, Hungria e Azerbaijão, os diplomatas ocidentais acreditam que aqueles que têm mais chances são Hungria e Eslovénia.
Além da Índia, os outros quatro membros não-permanentes, cujo mandato expira no final de 2012 são Colômbia, Alemanha, Portugal e África do Sul. E os cinco membros permanentes são formados pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China.
Lahcen EL MOUTAQI
Pesquisador-Universitário
Autor: Lahcen El Moutaqi
Artigos Relacionados
Brasil Em Defesa Ao IrÃ
O Papel Do Brasil Junto As Ações Da Onu
Direito Internacional Público: Organização E Objetivos Da Onu.
Marrocos Discute No Conselho De Segurança A Situção Em Síria
Guerra Fria.
Conselho De Segurança Das Nações Unidas Derruba Acordo Brasil-turquia-irã, Com Aprovação De Novas Sanções.
Irã E Jazidas De Urânio