Analogia entre gestão organizacional e a colméia de abelhas



Na teoria organizacional da colméia do filme as abelhinhas, elas nasciam para executar determinada função, sendo que após a escolha em um nível já predeterminado pela colméia a escolha partiria de cargo com vagas disponíveis e executariam a função até sua morte, fazendo sempre a mesma tarefa. Obedecendo assim a cultura da colméia

Analogia: Desde a classificação das teorias da administração do séc. xx, podemos começar numa função e trabalhar para nos desenvolvermos dentro da especialização e termos a oportunidade de galgarmos outros cargos.

Também passamos por algumas situações difíceis dentro de uma organização devido a sua cultura interna.

As abelhinhas trabalham em grupo de forma que conseguem realizar suas tarefas de forma eficiente e eficaz alcançando o objetivo de fabricar o mel e polinizar as flores com eficiência do operacional,

Analogia: As organizações trabalham em prol de serem eficientes e eficazes, o que requer um trabalho orquestrado para que a empresa alcance o propósito específico.

 

Uma das abelhas resolveu sair da colméia para ver o mundo lá fora, antes de fazer a escolha da sua tarefa dentro da organização que ele teria que executar até sua morte.

Analogia: algumas empresas também tem que olhar o mercado com uma visão mais holística, para ver se é a hora de realizar mudanças dentro da organização, no intuito de manter ou aumentar o faturamento, tendo que quebrar algumas barreiras culturais internas e até mesmo paradigmas.

 

A abelhinha conseguiu a mudança dentro da cultura da colméia, e assim interferiu no ciclo da natureza, quase extinguindo as flores e o mel do mundo.

Analogia: No processo de mudanças á um grau de risco muito alto, e nem sempre estas mudanças acontecem de forma positiva para as organizações.

 

A abelhinha diante do trágico episódio montou um plano para superar o erro dentro da mudança proposta, conseguindo assim salvar as flores e o mel.

Analogia: a organização trabalha em cima de planejamento, para o sucesso de suas ações e mudanças. Obedecendo uma hierarquia.

A abelhinha quebrou um grande paradigma que era nunca falar com humanos,e após falar conseguiu uma amiga.

Analogia: existe muitos paradigmas que nós prende na execução de nosso trabalho ,e muitas vezes, após quebrarmos conseguimos galgar o sucesso.

 


Autor: Marileia F.Da Silva Lasprilla


Artigos Relacionados


Cultura Organizacional

A Sociedade Das Abelhas

Desenvolvimento Organizacional E Os Desafios Do Século Xxi

Mudanças: Uma Potente Ferramenta De Transformação Para As Políticas De Administração De Cargos E Salários.

"mu-dança." Ou Você Muda Ou Você Dança.

A CriaÇÃo De Conhecimento Na Empresa

Perspectivas E Resistência A Ser Encarado No Processo De Mudança Organizacional...