Graduação Em Recursos Humanos É Novidade Na Faculdade Senac



Lidar com pessoas não é tarefa fácil, principalmente no ambiente de trabalho. Por esse motivo, tem sido cada vez mais importante a função do profissional especializado em recursos humanos dentro das empresas. Em Tubarão, um novo curso será oferecido ainda nesse semestre pela Faculdade Senac Tubarão: tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

De acordo com a diretora da Faculdade, Maria Terezinha Martins Machado, o curso será oferecido na instituição porque há grande necessidade de pessoas especializadas na área. "Nossa intenção é atender a demanda do mercado de trabalho e oferecer aos profissionais locais a oportunidade de qualificação nesta área que está entre as que mais crescem no país", destaca.

O curso de graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Senac possui carga horária de 1600 horas, ou seja, tem duração de aproximadamente dois anos. Neste período, os alunos especializam-se em planejamento e gerenciamento de subsistemas de gestão de pessoas, o que inclui o estudo sobre recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação e desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistemas de informação de recursos humanos.

O campo de atuação desses profissionais é bastante amplo, já que eles promovem o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores relacionadas a motivação individual ou do grupo, negociação, liderança, poder e conflito, organização cultural, estratégias e tecnologias, além de programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Tecnólogos estão em alta

Enquanto muitas pessoas reclamam da falta de emprego, desponta no Brasil uma nova profissão que já é vista com bons olhos pelos especialistas em mercado de trabalho. Essa modalidade de ensino existe há cerca de 30 anos, mas foi na última década que os cursos de tecnologia ganharam visibilidade, e isso se deve ao fato de que, em aproximadamente dois anos, formam profissionais qualificados para atender às demandas do mercado.

O reflexo de toda essa expansão é benéfico ao país, já que a falta de mão-de-obra qualificada atrapalha o crescimento brasileiro. O sociólogo José Pastore é categórico ao dizer que, toda vez que o Brasil cresce 4% ou mais falta mão-de-obra qualificada. Já o secretário do MEC, Eliezer Pacheco, enfatiza que a situação é bastante delicada, tanto que muitas empresas recorrem à importação da mão-de-obra. "A demanda no Brasil, hoje, não é para cursos de bacharelado, mas para os cursos de formação de técnicos e tecnólogos", complementa.

Em Tubarão, a Faculdade Senac passou a oferecer cursos de graduação a partir de 2004 e de lá pra cá é cada vez maior a procura dos estudantes pelos tecnólogos. "Duas turmas já se formaram e há outras duas em andamento", acrescenta a coordenadora do Núcleo de Relações com o Mercado da Faculdade, Christiane de Oliveira. Segundo Maria Terezinha Martins Machado, o método de ensino tem atraído os alunos, pois as aulas teóricas e práticas facilitam o aprendizado.

Quem faz um curso de tecnólogo sai da faculdade:
 Após dois anos, em média;ü
 Com uma bagagem mais focada no mercado;ü
 Capacitado para trabalhar em segmentos específicos;ü
 Habilitado para fazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado;ü
 Preparado para resolver problemas cotidianos no trabalho.ü

Fonte: Guia de Cursos Superiores Tecnológicos e Seqüenciais 2008)

O processo seletivos das Faculdades Senac acontecem simultaneamente em Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Tubarão. As inscrições podem ser feitas de 8 de maio a 3 de junho através do site www.sc.senac.br.


Autor: Maria Terezinha Martins Machado


Artigos Relacionados


Graduação Senac Torna Profissionais Aptos Ao Mercado Globalizado

País De Duas Faces

Nassq - Núcleo De Ambiente, Saúde, Segurança E Qualidade

Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!

A Análise De Swot Da Seduc/ma

O Chão

GestÃo