Ética Social X Ética Filosófica



A ética social apresentada no filme "Cronicamente inviável – Sérgio Bianchi" relacionado com a ética filosófica.

José Rogécio de Sousa Almeida

Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico.

O objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo . Além de tudo ser Ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o "outro".

A ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros.

Partindo destes conceitos destes conceitos sobre ética podemos perceber que os personagens não agem com ética, uma vez que eles só prezam pelo seu bem-estar, nao ligando para aqueles que fazem parte da sua sociedade.

Tomamos como exemplo o paranaense Adam que é discriminado pela sua descendência polonesa por outros descendentes europeus. Mais tarde vai morar em São Paulo e começa a trabalhar num restaurante onde se sobressai dos outros empregados por assumir uma postura de insubornação frente ao patrão causando um furor na ordem social pré-estabelecida pelos dominantes.

Seu patrão, Luís, um homem que acredita que a civilidade é um forma de se defender da violência social. Um homem refinado, dominador das boas maneiras, mas que não o impedia de ser irônico e arrogante com os de classe diferente da sua, principalmente os empregados.

Destacamos ainda Maria Alice e Carlos, eles formam o típico casal de família tradicional do Rio de Janeiro. Ela assumindo uma posição idealista diante dos problemas da sociedade enquanto ele acredita e defende as causas e conseqüências causadas pelo capitalismo na nossa sociedade.

Aqui percebemos um caso claro da ausência de ética, uma vez que Carlos, por ser de classe favorável, pouco se importa com a situação alheia, divergindo totalmente dos conceitos éticos filosóficos, que é ser bom pra si sem ferir o outro. E nós sabemos que o capitalismo sobrevive da dependência da maioria pela minoria.

Maria Alice, ressentida com o panorama social decadente a sua volta, e acreditando que parte dele é de sua responsabilidade, leva alguns mantimentos para crianças carentes na rua. Como seus mantimentos são poucos frente ao número de crianças desabrigadas acaba gerando conflitos entre elas. Maria Alice por sua vez, fica ainda mais ressentida por nada poder fazer frente a situação.

Exemplificamos ainda com a personagem Amanda, gerente do restaurante de Luís, que aderiu aos propósitos capitalistas e burgueses, considerando apenas seus sonhos e suas necessidades, pouco se importando com a situação emergencial de outros.

Amanda quando criança morava na zona rural e cultuava seus princípios embasados pelos de seus pais, índios. Indo morar na grande cidade se rende aos ideais egocêntricos do sistema capitalista, chegando a abrir uma casa de adoção para crianças como fachada para o tráfico de órgãos infantis e outra de ajuda aos índios que desejam conseguir emprego na cidade para tambpem tirar proveito da situação. Esta sua conduta dissocia-se absurdamente dos principios éticos e morais, ferindo a integridade humana por completa.

Sem ficção alguma o filme relata o cotidiano da vida brasileira. Não denuncia, apenas mostra a realidade nua e crua de uma sociedade rica em costumes, crenças e raças, mas principalmente rica em desigualdes sociais, éticas e morais.

Cronicamente inviável é uma pintura cruel da nossa realidade mostrando àqueles "cegos que não desejam ver" que o nosso país para crescer só precisa de cuidado e de justiça, e que esta só teremos quando todos acreditarem e praticarem o princípio da ética: o bem para si e para a sociedade.

FONTE:

Filme: Cronicamente inviável - Sérgio Bianchi/ 2000

www.winkpedia.com.br


Autor: JOSE ROGÉCIO DE SOUSA ALMEIDA


Artigos Relacionados


Da Poética Libertadora

Grande Índio

A Bioética Na Saude

A Moral E A Ética Do Homem

Pensamenteando...

Ética E Moral

As Dificuldades Da Vida