Resenha crítica do filme escola da vida
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Câmpus de Naviraí
Pedagogia/ 2º Semestre
Acadêmica: Ana Caroline da Silva Sales
Professora: Michelle Milhorança Moreira
Disciplina: Trabalho Acadêmico
Resenha Crítica do Filme Escola da Vida
Escola da Vida um drama produzido em 2005 e dirigido por Willian Dear, o tempo de duração é de 112 minutos, tem como personagens principais (Ryan Reynolds) Sr. D e (David Paymer) Matt Warner, estes que protagonizam a história de dois professores. O Sr. D, é um professor de história, é diferentemente dos outros que atuam na escola, ele possui métodos dinâmicos de ensinar, estes que fazem todos se encantarem com sua maneira de lecionar, quer que cada um de seus alunos vivam sua história e a compreenda e que dêem significado para a aprendizagem, é conhecido por toda a escola e idolatrado pelos alunos, sem deixar de falar de sua aparência totalmente agradável que faz-se somar em suas qualidades.
A única pessoa que não está gostando muito da presença do professor novo é Matt Warner, um professor de Biologia, totalmente conservador, que agora ganhou um concorrente ao prêmio de professor do ano da escola, título que era de seu pai há 43 anos consecutivo, e após seu falecimento ele busca seguir seus passos e ganhar o título.
Matt se sente ameaçado com a chegada do Sr. D à escola ,e não se conforma com os métodos que ele emprega,e ao invés de tentar competir limpo com ele, não, busca encontrar algo que o incrimine, chegando a mexer em suas coisas, bisbilhotar seu passado e até o segue e descobre um segredo que ele tentava esconder. Isto o deixa abalado e inconformado.
A partir de então, Matt para com a implicância que tinha do Sr. D e começa a usar os métodos dele, pois viu que a vida é uma escola, que todos devem fazer bom uso dela e aproveitá-la ao máximo que não adianta ter inveja dos outros, pois cada um tem um potencial. Este filme é indicado principalmente a pessoas da área da educação que vive em um modelo de ensino que precisa ser mudado. Mostra também que o ensino precisa ser passado de maneira cativante, que interesse os alunos e que estes vejam valor em sua aprendizagem e a carregue para dentro de suas vidas na construção de seu conhecimento e seu futuro.