O que é social-commerce?



 

Mais do que a simples fusão das palavras Redes Sociais com E-Commerce, o Social-Commerce é a fusão entre esses dois conceitos. Nele, o que se busca é a utilização das redes sociais com o objetivo de obter transações comerciais.

O profissional responsável pelo Social-Commerce deve ser uma pessoa integrada com a empresa, com conhecimentos sobre os produtos e o mercado em que a mesma atua, e noções de relacionamento entre clientes e empresa, além de experiência com o universo das redes sociais e web. Geralmente, agências de marketing digital e empresas que trabalham com o desenvolvimento de sites possuem esses profissionais.  

As principais redes sociais existentes no mundo, tais como o Facebook, Orkut, Twitter e YouTube, se transformaram em importantes meios de divulgação de produtos. E mais do que isso, hoje essas redes são meios para que as pessoas possam obter informações positivas e negativas sobre produtos e empresas. E é justamente nesse campo que o Social-Commerce deve operar.

A função do Social-Commerce é envolver as pessoas com os produtos de uma empresa, e com a própria companhia, buscando sempre a propagação de informações corretas entres os membros das mídias sociais em que ela atua. O sucesso desse comércio está ligado ao bom gerenciamento dessas relações, que quando bem gerenciadas, aumentam as chances dos serviços de uma empresa ter boa avaliação.

Acredita-se que o futuro do Social-Commerce seja promissor nos próximos anos. Segundo pesquisas da Booz & Co, empresa de consultoria, em 2015, as receitas provenientes do Social-Commerce devem saltar para 30 bilhões de dólares no planeta. E embora essa seja apenas uma pesquisa, ela serve para ilustrar o panorama que esse setor poderá ter no futuro.

Por isso é bom manter-se informado e visível nas redes sociais daqui para frente. Prepare-se!

 

 


Autor: Patricia Mancini


Artigos Relacionados


A Força Das Mídias Sociais No Desempenho De Uma Empresa

As Empresas Nas Mídias Sociais

Quentinhos No Mercado: Social Commerce, Facecommerce, Compras Coletivas E Muito Mais

A Divisão Sócio-econômica Nas Redes Sociais No Brasil

Redes Sociais Para Empresas

Tsunami Ou A Onda Dos Sonhos? É O S-commerce

Tendências E Comportamentos Dos E-consumidores Em 2012