O uso da informática na escola: concepções e mecanismos



- O uso da Informática na escola: concepções e mecanismos.

 

Altina Costa Magalhães

                Ao longo da História brasileira a Educação foi influenciada por várias correntes teóricas: tradicionalismo, escolanovista, tecnicista, progressista cada uma baseada na visão dos estudiosos da educação e em diferentes fases de evolução da sociedade. Todas contribuíram de forma relevante no processo educativo da nação e de certa forma ajudaram na educação de nosso povo. Entretanto cada uma destas correntes teóricas tem suas concepções de ensino aprendizagem focada em um único componente do processo ensino aprendizagem, fator que diferencia uma da outra. Desta afirmativa o que pode se abstrair é  que cada uma apresenta lacunas que não preenche os anseios de uma sociedade em evolução, e isto deixou marcas profundas na educação do nosso país.

               Atualmente sabe-se que a educação é um processo que recebe influências de todas estas teorias e por isto mesmo não se pode centrar a atenção em apenas um mecanismo como antes, pois se incorre no erro de comprometer todo o processo de ensinar e aprender.   Ensinar e aprender são duas faces da Educação sistemática e até da assistemática, seus mecanismos de influências são auto-reguladores deste processo. Dentre estes mecanismos pode se pontuar a motivação, o conhecimento do progresso pelo educando, a didática, o método avaliativo, a relação professor-aluno e aluno-aluno, a integração da parte afetiva e cognitiva, do instrutivo e do educativo. Este mecanismo supra também são requisitos psicológicos e pedagógicos essenciais para os sujeitos objetos deste processo que são o educador e os educandos, pois ambos ensinam e aprendem ao mesmo tempo em uma dialética que tem como propósito contribuir para a formação integral  do indivíduo ou seja do educando para que este torne-se capaz de buscar soluções inteligentes para os diversos problemas evidentes hoje na sociedade, bem como para a formação de valores e princípios éticos que os levem a promover ações de cidadania coletivas para o bem viver em comunidade.

                Este propósito educativo favorece a formação plena da personalidade do cidadão através da dialética que inclui o instrutivo e o educativo em que o primeiro contribui no ato de ensinar através de estratégias, objetivos, recursos, métodos, avaliação apresentadas pelo professor para promover o segundo através da apropriação da informação transformada em conhecimento pelo aluno que de posse deste instrumental que é o conhecimento possa solucionar situações-problemas reais, concretas vivenciadas individualmente ou coletivamente. A informática e seu mega poder de comunicação têm rompido barreiras de espaço e tempo como nenhum outro recurso didático. Cada vez mais ela ocupa um espaço maior na linguagem, na cultura, na vida do ser humano e principalmente no fazer pedagógico. O computador se faz presente no do dia-a-dia da escola como um instrumento capaz de revolucionar a educação.

 O produto de todo este processo é a educação que se apresenta sob a forma de conhecimento que ao ser construído pelo aluno numa dialética organizacional em que o cerne da questão é o próprio aluno e a partir deste e de suas reais necessidades todo o contexto escolar seja organizado com todos os seus componentes reguladores do processo ensino/aprendizagem integrados considerando-se os seres humanos envolvidos e suas múltiplas dimensões e que estas dimensões devem orientar e reorientar o processo educativo nesta era das tecnologias da comunicação e da informação especialmente, o computador, a informática e a internet que são recursos que abrem portas para todas as áreas do conhecimento em uma prática educativa progressista. “Estamos presenciando uma revolução inédita na história da humanidade que se baseia no acesso, processamento e comunicação da informação que é possibilitada pelo contato cada vez mais estreito entre as mentes humanas e as tecnologias digitais.” (CASTELLS, 2000)

               Todo  educador tem que perceber os desafios que devem ser vivenciados e superados nesta era digital, neste contexto de obstáculos e superações as tecnologias da informática são ferramentas capazes de implementar  na escola, e  na educação mudanças radicais dantes inimagináveis e que agora estão a um clik do aluno transformando este em um ser capaz de acompanhar a evolução dos tempos modernos e modificar os paradigmas, as relações, e os procedimentos escolares promovendo uma educação significativa, transformadora do indivíduo, da escola e da sociedade. Percebe-se que e educação tradicional é ineficaz para o mundo atual.   Novos hábitos e métodos educativos exigem que o homem busque um aprendizado mais criativo, interativo e integrado na formação dos jovens. O  aprender e ensinar altera-se constantemente devido ao excesso de informações recebidas. Através da informática o aluno pode adquirir uma habilidade em tecnologia enorme a ponte de superar o educador.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SILVA, Maria Beatriz C.C.Costa,RIZZO Raquel, BRANDÃO,Sílvia Fernanda M. A escola e o processo formativo na era do @.com. Disponível em:<http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00005/artigofinal.html. Acesso em 26/01/2012.

 


Autor: Altina Costa Magalhães


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