Conscientização E Formação Profissional Em Educação Física: Indicantes Da Disciplina Curricular 'Conscientização Corporal'



Conscientização E Formação Profissional Em Educação Física: Indicantes Da Disciplina Curricular "Conscientização Corporal"

Michella Ribeiro Pedro [1]

RESUMO

Este texto trata a identificação da contribuição da disciplina 'Conscientização Corporal' na formação profissional dos licenciandos em Educação Física da UFES. A busca por essa identificação, foi realizada visando o alcance dos seguintes objetivos gerais: mapeamento, análise e sistematização das contribuições que esta disciplina vem fornecendo aos futuros professores, de modo a subsidiar a reconfiguração da temática internamente na disciplina; especificamente: através da coleta e análise dos comentários e observações mais comuns descritas pelos alunos nos portfólios, nas avaliações verbais realizadas nas aulas, e nos comportamentos e reações emotivas mais presentes nas dinâmicas vivenciadas, no que diz respeito ao conteúdo prático-teórico envolvido em questão.

Palavras- Chaves: formação profissional, conscientização corporal, corpo.

1INTRODUÇÃO

No período em que vivenciei a disciplina (semestre 2004/2) tive contato com uma construção de conhecimento que acredito ter contribuído com a minha formação através: de uma visão de corpo com a qual opera o trabalho corporal diferente da vivenciada em outras disciplinas do curso, pelo fato de a disciplina Conscientização Corporal apresentar uma visão de corpo sujeito – visto como um todo (com sentimentos, alma, história) e um método de trabalho diferente do que conhecia e que, a meu ver, visa à adequação do processo de construção do conteúdo ao indivíduo (um conhecimento que é apresentado de várias maneiras e internalizado de modo individual), e não a adequação do indivíduo a um só processo de construção de conhecimento. Essa vivência diferenciada acrescida da necessidade de identificar qual a contribuição da disciplina de Conscientização Corporal na formação profissional dos licenciandos em Educação Física foi o que impulsionou a realização do trabalho.

A busca pela identificação desta questão foi realizada, visando o alcance dos seguintes objetivos gerais: mapeamento, análise e sistematização das contribuições que esta disciplina vem fornecendo aos futuros professores, de modo a subsidiar a reconfiguração da temática internamente na disciplina; especificamente: através da coleta e análise dos comentários e observações mais comuns descritas pelos alunos nos portfólios, nas avaliações verbais realizadas nas aulas, bem como os comportamentos e reações emotivas mais presentes nas dinâmicas vivenciadas, no que diz respeito ao conteúdo prático-teórico envolvido.

A proposta da disciplina Conscientização Corporal durante o semestre 2004.2, difere no caráter prático-teórico e avaliativo das demais disciplinas oferecidas pelo curso até então, por essa razão, fez-se necessário identificar o papel dela dentro do currículo oferecido pelo curso. Os objetivos da disciplina, especificados no programa durante o semestre especificado são: "Apontar raízes culturais, sociais, históricas, psicológicas e ecológicas do corpo e suas implicações no nosso cotidiano. Problematizar as relações estabelecidas entre corpo e educação física. Vivenciar técnicas de Conscientização Corporal, com elas discutindo o conteúdo programático do curso. Potencializar o enriquecimento do repertório cultural dos alunos, contribuindo para aquisição de bens culturais que extrapolem os oferecidos pela indústria cultural". Investigar se o que foi proposto pela disciplina foi oferecido por ela também foi parte desse trabalho de pesquisa, com vistas a dar indícios do real papel desempenhado pela disciplina "Conscientização Corporal" na formação dos alunos.

No período referente ao semestre 2004/ 2, o contexto acadêmico vivido pelos alunos e professores compreendeu um processo de formação acadêmica que tinha no âmbito escolar seu foco de interesse, mas que teve em grande parte de seus alunos um forte discurso e uma experiência corporal intrínseca voltada para o esporte, fato que influenciou sobremaneira a vida acadêmica, a hierarquização de seus interesses curriculares, e suas relações com os diversos conteúdos didático-pedagógicos. Esses aspectos foram constatados por Figueiredo (2004) em estudo intitulado – "Experiências sociais no processo de formação docente em educação física", quando se refere à influência das experiências sociocorporais construídas anteriormente pelos alunos, na escolha do Curso de Educação Física:


Autor: Michella Pedro


Artigos Relacionados


Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos

Importância Do Conhecimento Psicológico Para A Educação E O Ensino.

Educação Física E Qualidade De Vida

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

A Avaliação Na Educação Infantil

A Função Da Escola E Da Educação

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental