O mundo virtual e a vida real!



O MUNDO VIRTUAL E A VIDA REAL! Professor Me. Ciro José Toaldo

            Dois mil e doze anda com todo o vapor! Janeiro terminou e fevereiro também corre e, nessa correria louca vamos levando a vida. Toda essa loucura se relaciona ao trabalho, compromissos sociais, religiosos, políticos e tantos outros, levando o ser humano perder a dimensão real da existência. Quantas famílias destruídas pela cegueira de pais que deixam de ver os filhos crescer; de esposos que se esquecem de demonstrar seu amor as suas esposas, em muitos casos o contrário também acontece, esposas que não demonstram amor aos esposos. E nesse contexto milhares de lares são desfeitos e os problemas vão se ampliando.

            A vida real tem seus encantos e com absoluta certeza, toda essa agitação e muitas ações da chamada vida “moderna” estão atrapalhando as pessoas em ver as maravilhavas da existência. Não quero ser interpretado como retrógado e nem ter uma posição contraria ao avanço da tecnologia; não sou contrário ao progresso do mundo virtual, pois é maravilhoso poder conversar com alguém virtualmente quando não se está perto. Mas a vida real perde seu encanto quando as pessoas se tornam uma espécie de robô. Vivemos o absurdo de famílias, dentro de sua própria casa, conversam apenas por MSN, ORKUT, E-MAIL, Celular e por tantos outros meios relacionados ao aparato do mundo virtual; dessa forma se descarta o mundo real e o diálogo fica em segundo plano.

            Nesse sentido fica a grande indagação: para onde iremos com toda essa tecnologia virtual? Como o mundo real pode ter encanto? Em nosso cotidiano nos deparamos com inúmeras crianças que não conseguem socializar-se com outras crianças, permanecem concentradas apenas quando ficam em frente ao computador ou com algo relacionado ao mundo virtual. O que é isso? Elas são crianças e como irão conviver futuramente? E que dizer de adolescentes, jovens e milhões de adultos que se tornam adeptos desse mundo virtual e não conseguem viver sem essa parafernália virtual?

            No decorrer dessas férias tivemos uma experiência maravilhosa, em pleno centro de uma das capitais do Brasil, fomos fazer um ‘churrasquinho’ com a família e amigos em um bosque bem conservado, foi algo incrível onde todos ficaram maravilhados. Obviamente que o mundo real tem suas vantagens, mas o importante é que exista equilíbrio entre esses dois mundos.

Acredito que se fossemos atualizar o Evangelho de Jesus para o século XXI, Jesus não encontraria mais leprosos, prostitutas, para citar alguns males de seu tempo que impediam as pessoas de viver e ver os encantos do mundo real, aliás, elas eram marcadas pela lei, uma lei que acabava excluindo e não incluindo; aquelas criaturas por serem excluídas se dirigiam ao Mestre para pedir compaixão, cura e poder se integrar novamente na sociedade. Atualmente temos muitos ‘doentes’, na verdade ‘viciados’, não apenas com as drogas ilícitas, como a cocaína, maconha, crack que viciam e matam, mas existe ‘viciados’ com as drogas lícitas, não vou me referir ao cigarro, por exemplo, ele também mata, em nosso contexto há um tipo de droga que mata, pois tira a liberdade do ser humano, em muitos casos tira até sua dignidade, refiro-me aos que estão apegados ao mundo virtual que não conseguem mais conviver, dialogar, olhar cara a cara com seu semelhante e até ignoram os inúmeros problemas; na verdade essas criaturas deixaram de conviver socialmente, aliás, muitos dizem que pelo mundo virtual se consegue tudo e que tudo se resolve!   

Caros amigos leitores - estamos frente ao sério problema, inclusive afeta até o mundo da educação. No século XXI o moderno e avançado é a educação interativa, será? Mundo real e mundo virtual onde se encontra o equilíbrio? Onde estão os extremos? O que podemos e devemos fazer? Pensemos nisso e até o próximo!

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


Versos De Um Real

Genealogia Do Verbo Pôr

Fórum De Discussão: Um Instrumento Avaliativo No Ambiente Virtual De Aprendizagem

Tecnologia Real E O Irreal

Vida, Família, Trabalho E Dinheiro!

Saber Viver Com Simplicidade!

O Natal E A Família.