Franquias para dentistas recém-formados



O alcance aos cuidados bucais vem aumentando aqui no brasil. Segundo o Ministério da Saúde, apenas através do Programa Brasil Sorridente, 165,5 milhões de brasileiros conseguiram acesso a tratamentos dentários de 2002 a Janeiro de 2012.

De olho neste ramo emergente e na capacidade de aquisição da classe C, novos empresários tem apostado em franquias odontológicas. "Esse mercado é crescente e prometedor para o setor, porque tais clínicas disponibilizam produtos mais alcançáveis a camadas da população as quais, antes, não tinham como efetuar tratamento bucal", diz Ana Vecchi, gerente da Vecchi && Ancona Consulting, empresa especializada em franquias. "Para o franqueado, este é um ótimo filão. Isto porque para um dentista gerar rede de clientes leva, em geral cinco anos. Investindo em uma franquia de nome reconhecido, ele conquista tempo", conta.

Nesse tipo de business, segundo Ana, os consumidores querem um dentista com vivência. O cliente acredita no nome o qual o profissional odontológico possui, explica. "O dentista que abre uma franquia reconhecida no setor é favorecido, apesar de que seja recém-formado. Como empreendedor, ele irá aprender a gerir o seu consultório com a experiência da rede e adquirir uma carteira de clientes de forma mais rápida", conta.

Odontocompany adota sitema de franchising

A marca, a qual está no mercado há 22 anos, se transformou em modelos de franquias no ano passado. Em um ano, o dentista e presidente da OdontoCompany, Paulo Zahr, já gerou 22 franquias de sua empresa. "No momento, o destista precisa investir de R$ 150 mil a R$ 200 mil em virtude de abrir uma franquia da marca. O retorno do investimento normalmente é feito em 18 a 24 meses", analisa. Um bom exemplo é a Rio Dente, opção de dentista na Tijuca.

O alvo da rede é a classe C. Visando buscar essa nova classe média, a marca oferece aos pacientes a possibilidade de parcelar os tratamentos em até quarenta e oito x no cartão. "Desejamos fornecedores que possam dar esta mesma condição para as nossas franquias. Companhias que atuem como parceiras nas condições para pagamento", fala.

Todos os dias, são atendidos cerca de 120 clientes por consultório - os quais estão divididos entre 22 franquias e três consultórios próprios. As unidades encontram-se posicionadas em cidades dos estados da Bahia, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio. Todas as franquias realizam procedimentos que vão de obturação e canal a claramento e aplicação de dispositivos para correção dentária.

Para os profissionais recém-formados, a empresa apresenta um novo modelo de aplicação de franchising. "Novos profissionais podem adquirir uma franquia mesmo sem ter de pagar a taxa de franchising. Tal modelo foi oferecido no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que aconteceu de 28 a 31 de janeiro", conta Zahr.

GOU Clínicas mira dispositivos ortodônticos

Companhia especialista em aparelhos ortodônticos, a GOU se encontra no ramo faz 2 anos. A idéia nasceu da junção do empreendedor Luiz Carlos Carrano com o dentista Paulo Gehrke. "Antes de lançar a idéia, passamos dois anos administrando o consultório que seria exemplar para o sistema GOU Clínicas", diz Carrano.

Com 2 anos no ramo de franchising, a rede possui vinte e seis unidades funcionando. Cada clínica fatura por mês de de 85 a 200 mil reais. Os preços podem variar de acordo com o tamanho do consultório. No geral, são atendidos de 1.500 a 3.500 clientes por mês.

Igualmente mirando a classe C, a rede GOU oferece aos clientes um plano o qual dá direito a 17 consultas durante um ano. O pagamento da manutenção do aparelho ortodôntico é cobrado uma vez ao mês.

De acordo com Carrano, o empresário vai gastar de cento e trinta a duzentos e cinquenta mil reais visando abrir uma franquia da GOU. O prazo aproximado pra sucesso do Acapital é de 17 meses.


Autor: Prof Augsto Nogueira


Artigos Relacionados


Investindo Em Uma Franquia – Qual O Melhor Ramo Para Trabalhar?

Franquia De Escola De Idiomas – Quer Abrir Uma? Conheça Os Termos De Franchising

Trecho Da Reportagem Da Revista Guia Oficial Abf Franchising Expo 212

Franquias

Franquia De Escola De Idiomas - Estágios De Desenvolvimento

Invista Em Uma Franquia De Escola De Idiomas No Interior

Movida A Sorriso Saudável