Relatório na educação infantil



Relatório na Educação Infantil

 

Nas aulas dos dias 14 a 16 de novembro de 2011, o docente responsável pela turma de preparatório I realizou com as crianças algumas atividades sobre o Meio Ambiente, que pudessem servir de conscientização e de incentivo à preservação do mesmo. Assim sendo, na aula do dia 14, mostrou aos alunos um vídeo com imagens variadas do Meio Ambiente, contando uma história “O incêndio na floresta”, a professora comentou que cada um deve fazer a sua parte, com o objetivo de que eles se interassem mais do assunto sobre o qual se tratava. Logo após, a sala foi dividida em pequenos grupos, sendo solicitado que eles criassem uma historinha em quadrinhos, sobre o Meio Ambiente através de desenhos e pinturas.

Os alunos puseram em prática sua criatividade e criaram historinhas simples, mas bem interessantes. Ao final da aula, a maioria dos grupos não havia concluído o trabalho. Então, deixou para concluí-lo na aula dos dias 15 e 16.

Nessas aulas, os alunos concluíram tudo e puderam brincar num jogo que a professora levou, cujo nome era “A Casa Eficiente”, que tratava dos cuidados que precisamos ter dentro de nossa casa para não consumir muita energia elétrica, não desperdiçar água e separar o lixo corretamente, preservando assim, de uma forma simples e segura, o nosso Meio Ambiente. Os alunos adoraram o jogo e não se contentaram em jogar apenas uma vez. Com certeza, os alunos irão aplicar as instruções que viram no jogo em suas casas.

Resumindo, os alunos participaram efetivamente das atividades propostas, fazendo alguns comentários relevantes quando contada a história. Foi comentado com os alunos que cada um deve fazer a sua parte na proteção ao Meio Ambiente, quando vários alunos disseram: “Por que a gente precisa fazer a nossa parte se tem um monte de gente que não faz a sua? Se ‘ele’ joga lixo no chão, eu também vou jogar!”. A professora reafirmou que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso a professora fez questão de que as crianças assimilassem bem isso.

Percebi que a educadora numa simples aula sobre o meio ambiente, trabalhou muito bem a questão da consciência, e assim é possível tratar a questão da cidadania, desemprego, violência (contaminação, poluição, também representa uma violência, pois é uma agressão ao meio), sexualidade (os grupos de alunos eram mistos, eles se sentiram integrados) moradia, ética, saúde, temas locais, pluralidade cultural e diversidade.

Ao final do nosso trabalho, me senti recompensada, foi um aprendizado, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.

 


Autor: Elizabeth De Jesus Santana


Artigos Relacionados


As Escolas ''jenaplan''

O Baixo Rendimento Dos Alunos No Terceiro E Quarto Tempo Do PerÍodo Noturno Na Terceira SÉrie A E B Do Ensino MÉdio/eja

História Em Quadrinhos - Acordo Ortográfico

A Produção De Texto E Sua Importância: Uma Realidade Em Tangará Da Serra

Educação Ambiental: Educar Para O Futuro.

Projeto: Eu E O Meio Ambiente

Algumas Sugestões Para O Trabalho Com Medidas E Suas Unidades