A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR



Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar características acerca da inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Superior. Para a elaboração deste artigo, foram abordados pontos sobre o histórico geral da inclusão, a definição da deficiência visual e suas principais características e ainda, os recursos e as adaptações necessárias para que esta inclusão aconteça na Instituição de Ensino Superior. A pesquisa bibliográfica tem como marco teórico os autores Fernandes, Mazzota e Caiado; também foi utilizada a legislação vigente sobre o tema abordado e consulta ao manual do SIANEE - Serviço de Inclusão e Atendimentos aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, elaborado para o atendimento dos alunos que tenham alguma necessidade educacional especial no Grupo Educacional Uninter. As práticas vivenciadas no trabalho voltado para o atendimento e adaptações que o aluno acadêmico com deficiência visual necessita, foi o que levou a escolha sobre o referido tema desta pesquisa. Conclui-se que, para o aluno com deficiência visual ser incluído no Ensino Superior, é necessário que a IES esteja preparada ao recebê-lo, promovendo a acessibilidade assistida, segurança e autonomia, respeitando seus direitos em todas as suas formas e instâncias.

Palavras chaves: Inclusão – Deficiência Visual – Ensino Superior

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Autor: Danielli Leonel Dos Santos


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