A importância do projeto político pedagógico



A Importância do Projeto Político Pedagógico

 

            Toda instituição de ensino visa um processo ensino aprendizagem de forma crítica e contextualizada. Nesse intuito, é imprescindível uma proposta que atinja os objetivos e metas que regem a educação. Portanto, a idéia de um documento que permeie e direcione as idéias da comunidade se faz necessário a fim de uma construção democrática e mais justa. O Projeto Pedagógico é esse documento, ele vem tomando força no discurso oficial em quase todas as instituições de ensino, desde meados da década de 90 com a LDB (Lei das Diretrizes e Bases). Porém, isto não quer dizer que, antes desta lei, as propostas dentro dos Projetos Pedagógicos fossem inexistentes ou pudessem ser desconsiderados, pois de forma alguma, uma escola não pode trabalhar sem um direcionamento legal e pedagógico.

            Tal documento é o resultado de um trabalho democrático e em conjunto dos profissionais da educação, desta instituição escolar, numa forma contextualizada da realidade da sociedade em que está inserida, isso com o objetivo de respaldar as ações administrativas, burocráticas e pedagógicas nesse âmbito. Há real necessidade, uma consciência, por parte dos educadores e da comunidade escolar, de que este instrumento de gestão se encontra aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Sabemos que nenhum Projeto Pedagógico Institucional pode ser dado como pronto e acabado, isso seria estático demais, e não faz parte da educação de qualidade, afinal, ela vive em constante transformação, portanto, requer um plano real, flexível e passivo a mudanças, se isso não ocorre, fica sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.

            Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica contextulizada e voltada ao cotidiano e realidade de nossos educandos e nessa discussão dos referenciais teóricos preestabelecidos a partir do reconhecimento da clientela que nos encaminharemos para uma “práxis” responsável e compromissada com uma escola qualidade e para todos sem exceção de cor, raça, credo, ou condição sócio político e econômico. O PPP (Projeto político Pedagógico) é um documento resultado do planejamento é nele que são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. É projeto porque requer planos para o futuro, é político porque todos devem participar e é pedagógico porque circunda a educação. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro no objetivo de alcançar. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

            Falar de uma proposta pedagógica é falar em construção e definição de idéias de todos os envolvidos dentro da educação. Falar em projeto pedagógico é falar em futuro, em planejamento consistente e que vise um contexto participativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas.

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana. O Projeto Pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica e administrativa ou mesmo burocrática. É utilizado a fim de realizar sonhos, é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

 

 


Autor: Elizabeth De Jesus Santana


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