Competência e mercado de trabalho



AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – AESA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - CESA

COMPETÊNCIA E MERCADO DE TRABALHO

Maykon F. da S. Almeida

Resumo

O mundo globalizado, com um mercado de trabalho muito competitivo, exige cada vez mais do potencial do individuo. A capacidade do “saber fazer” nunca foi tão importante, porém a velocidade do capitalismo pode causar uma avaliação precipitada e superficial da potencialidade do individuo. A competência é mantida e aprimorada através da formação continua, porém necessita de empenho e dedicação de cada um para ser alcançada.

Palavras Chave: Competência. Capacidade. Formação continua.

Habilidade. Mercado de trabalho. Em mundo globalizado cada vez mais competitivo, a questão do individuo ser competente torna-se a cada dia fator decisivo na busca pelo sucesso na carreira profissional. A capacidade do “saber fazer” nunca foi tão importante, porém a velocidade do capitalismo pode causar uma avaliação precipitada e superficial da potencialidade do individuo. Segundo o raciocínio de Reis e Bohn (2004), a competência é como “iceberg”, onde apenas uma pequena parte exposta esconde uma gigantesca área interna, na qual está contida a gama das esquematizações mentais, “o homem age de forma integrada, e somente para fins de analise, costuma-se separar as dimensões do comportamento humano”. (REIS & BOHN, 2004) Uma possível chave para a construção de um saber mais aprofundado, está na concepção da formação do profissional de educação, porque este, além de possuir a capacidade do “saber fazer”, precisa desenvolver a complexa habilidade do “fazer saber”, e por isso precisa de uma permanente formação continua, mas contudo ,tanto o professor, como o estudante e o profissional da área objetiva, devem se manter atualizados a cientes do que acontece na sua área de trabalho. Na concepção de Quintana (2005), “a competência da humanidade, de aceitar, saber, entender, que jamais seremos totalmente acabados, apresenta-se como mediação indispensável para um efetivo processo de aprender, como aprendente do seu aprender e do aprender do aluno”. “A aprendizagem é um processo de descoberta da realidade e, embora os comportamentos observáveis possam servir de parâmetros, não são definitivos mais aproximativos, o aprendizado e construído gradativamente e constantemente” (REIS & BOHN, 2004). A capacidade de manter-se competitivo e preparado para o mercado de trabalho esta nas mão de cada um. “O sujeito competente é aquele capaz de combinar, articular e utilizar os saberes conhecidos para propor novas soluções”, (REIS & BOHN, 2004), ser competente e habilidoso é fundamental, quanto mais o individuo se preocupa e se dedica com o seu potencial mais terá valor profissional.

Referências:

QUINTANA, Mabel Sala. Habilidades e Competências. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=670. Acesso em: 28/09/2008.

REIS, Hiliana & BOHN, Mariasinha Beck. A Educação por competências. Disponível em: http://www.rapes.unsl.ar/Congressos_realizados/Congressos/IV%20Encuentro%20-%20Oct-2004/eje3/36.htm. Acesso em: 22/09/2008

Download do artigo
Autor: Maykon Fernando Da Silva Almeida


Artigos Relacionados


Estudo Dos Logaritmos Parte 1

Desenvolvimento Dos Estudos Línguisticos: Uma História Sem Fim.

A AvaliaÇÃo Como Processo ContÍnuo

O Individualismo E Imediatismo Neopentecostal

Portaria Conjunta Nº 001 – Smf/smp, De 05 De Agosto De 2009

Resenha Do Filme ''uma Mente Brilhante''

Conhecendo Parauapebas