Brasil é o quarto mercado mundial de automóveis



A consultoria Jato Dynamics, divulgou em janeiro de 2012, seu ranking referente as vendas mundiais de automóveis de 2011, exibindo o Brasil como quarto maior mercado mundial, o país conseguiu sustentar-se no lugar ocupado desde 2010. O ocupante da primeira posição é a China, que teve seu crescimento na casa dos 7%, em comparação com o ano anterior com seus 14 milhões de carros comercializados.

Apesar do ritmo lento e turbulências econômicas, os EUA conseguiram um crescimento de mais de 10% referente ao ano de 2010, ficando assim com a segunda posição. Os japoneses ainda sofrendo efeitos dos desastres naturais ocupam a terceira colocação com uma queda de 15% nas vendas em comparação ao ano de 2010.

O crescimento do mercado de vendas de automóveis no Brasil beirou os 3%, sendo suficiente para mantermos a quarta posição do ranking global.

Dados interessantes do levantamento apontam a recuperação da Alemanha com um crescimento de 9%, que garantiu a quinta colocação e a emergente Índia que teve um aumento de 6,1%, na sexta posição.

O estudo ainda demonstra como anda o desenho das marcas de carro no mercado, em que Volkswagen conseguiu a liderança com um crescimento de 16%, ante a Toyota que obteve desempenho maior de 7,9% referente a 2010. O segredo da Volkswagen para ficar na liderança, foi seu desempenho nos mercados emergentes como China, Brasil e Índia.

O crescimento do mercado brasileiro, também muda alguns paradigmas do consumidor, que cada vez mais deixa de encarar o carro como um patrimônio e a considerá-lo um bem de consumo, já que a crescente produção faz com que a Tabela Fipe dos Carros caia cada vez mais. 


Autor:


Artigos Relacionados


Mercado Automotivo Indiano Vai De Vento Em Poupa

Brasil Levará O Bronze De Maior Mercado Automotivo Em 2016

Será O Ano Da Vw?

Uno Assume A Liderança De Vendas Em 2012

A Guinada Que A Indústria Automotiva Deu

Sabe Qual Foi O Carro Mais Vendido Do Mundo?

A China é Aqui