Da educação infantil ao ensino fundamental: desafios da transição para reflexão



Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a inserção das crianças de 6 anos no ensino fundamental provocando indagações tanto para a educação infantil quanto para o ensino fundamental, especialmente no que tange às políticas e práticas pedagógicas e sua adequação à faixa etária das crianças. Seu objeto é a análise e discussão de questões que atravessam tais etapas a partir de pesquisas desenvolvidas por alguns profissionais e estudiosos do assunto em creches, escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental, objetivando a discussão e reflexão nesse contexto e nas sugestões dadas ao educador de prioridades para o trabalho com a leitura e a escrita na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a formação e as transições.

 

Palavras-chave: Educação infantil. Ensino fundamental. Leitura e escrita. Transições.

Download do artigo
Autor: Silvana Lisbôa Meireles


Artigos Relacionados


A Educação Física Nas Séries Finais Do Ensino Fundamental: Uma Breve Revisão De Literatura.

Leitura E Letramento

Relatório Final De Estágio Supervisionado De Ensino I (educação Infantil)

Barema Para Anáse Do Livro Didático Ensino Fundamental

O Processo De Transição Do Ensino Médio Para O Ensino Superior

Ensino E Aprendizagem De Libras Na Educação Infantil

Ambientes Virtuais E O Ensino Da Matematica: Uma Ressignificação Do Processo Ensino-aprendizagem Para As Crianças Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I