Melhor documentário oscar 2012



alt

Nos documentários o filme deixa de ter um caráter ficcional e passa a ser jornalístico. Ele pode ser de média ou curta-metragem e registra fatos com comentários de ambientes e determinadas situações. É uma maneira de retratar notícias sem superficialidade, de forma que são estudados casos e aprofundados para poderem ser relembrados. Se o ficcionista tem que criar um mundo com personagens próprios, o documentarista tem que possuir um caráter mais antropólogo e entrar na realidade alheia da forma menos perceptível possível para tentar retratar acontecimentos modificando ao mínimo o real para em frente às câmeras.

A edição de imagens, sonorização, ordem de entrevistas e fatos por si só já cria uma narrativa, mas mesmo assim o documentarista deve tentar ao máximo ser transparente e não aparecer como um autor para os espectadores, com o objetivo de tornar o documentário o mais natural e parecido com a realidade.

A categoria teve origem em 1942 e existe até hoje, e será exibida no Oscar 2012. A partir do ano seguinte (1943) que ela foi dividida em Melhor Documentário de Curta-Metragem e Melhor Documentário Longa, como é até hoje. Naquele ano os premiados foram “Vitória no Deserto”, do Ministério Britânico de Informação, como longa e “Dezembro”, da Marinha Americana, como curta. O último documentário a levar a estatueta dourada para casa foi o estadunidense “Trabalho interno”, em 2011, por retratar verdades da crise econômica mundial de 2008.

alt

Os indicados à categoria de Melhor Documentário para o Oscar 2012 são cinco: “Hell and Back Again”, “Paradise Lost 3: Purgatory”, “If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front”, “Pina” e “Undefeated”. 


Autor: Carlos Eduardo Vianna Mota


Artigos Relacionados


Melhor Animação - Oscar 2012

Melhor Fotografia - Oscar 2012

Melhor Diretor Oscar 2012 - Saiba Mais

Melhor Direção De Arte Oscar 2012

Melhor Ator Coadjuvante Oscar 2012

Melhor Atriz Coadjuvante Oscar 2012

Melhor Roteiro Adaptado Oscar 2012