A tecnologia e a educação no século xxi: mudanças e revoluções



A tecnologia e a educação no século XXI: mudanças e revoluções

           O advento da tecnologia trouxe para a humanidade uma nova perspectiva de visão de mundo e mudanças nas formas de promover as relações interpessoais. Nessa perspectiva ela não poderia deixar de influenciar no âmbito educacional. Os métodos para se trabalhar em sala de aula estão requerendo dos profissionais da educação um conhecimento no que diz respeito às tecnologias.

          A realidade dos computadores está mudando a forma de trabalhar os conteúdos  na sala de aula, pois, ao se conectar à internet tem-se o mundo e todas as informações que o professor precisa ao alcance de um clique. No entanto, a maior parte desses profissionais ainda não dispõe dessa facilidade, por não terem uma preparação adequada, ou por não disporem de equipamentos na escola que proporcione esse trabalho.

           É necessário e indispensável que se trace uma aliança entre a tecnologia e educação. A sociedade modernizada na qual estamos inseridos requer que se reformule conceitos e métodos e posturas em sala de aula, para que não se prenda-se ao livro didático que mesmo sendo uma principal ferramenta no trabalho com os conteúdos não deve ser encerrado como suficiente. E dessa forma, possa se construir formas de ver e pensar o mundo que favoreçam o aperfeiçoamento na relação ensino aprendizagem.

           A tecnologia deve ser encarada como aliada em sala de aula, proporcionando uma interação maior entre os alunos e professores, quebrando idéias como a de que um computador é algo complicado e que irá retirar a autoridade do professor. Pelo contrário, ele obterá maior desempenho por parte dos alunos à medida que incorporar novas tecnologias à sua aula seja ela de que disciplina for.

           Partindo dessa perspectiva, portanto, torna-se fundamental uma interação entre a tecnologia digital e a educação par que se efetive uma humanização e cooperação mútua entre professores e alunos, garantindo uma interdisciplinaridade que ultrapassa as paredes da sala de aula e promove uma maior aprendizagem, que vai além dos livros, alcançando o ilimitado, favorecendo um “pensar” mais maduro e racional.

 

Download do artigo
Autor: Wellington Barbosa De Sousa


Artigos Relacionados


Educação Inclusiva

Habilidades E Competências Para O Uso Das Tecnologias Da Informação (tic's) Na Educação Superior.

Formas De UtilizaÇÃo Do Computador Na EducaÇÃo E A Internet Como Ferramenta PedagÓgica

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula

Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula

A Inclusão Da Pessoa Surda Através Da Tecnologia