O presente



Já escrevi artigos a falar do futuro e do passado, portanto, hoje vou falar do presente.

Em termos de tempo real, o único momento que realmente temos é o Presente. O Presente é o que é, é o palpável, é a matéria, a concretização. É no Presente que sentimos na pele que estamos vivos, sentimos que estamos a ser tocadas(os) e que podemos também tocar, podemos tocar uma infinidade de coisas, agarrar. Os nossos 6 sentidos ficam todos mais despertos: com a visão podemos ver, com o olfato podemos sentir o perfume, com a audição podemos escutar, com o paladar podemos saborear, com o tato podemos tocar e agarrar. Deixei para o fim a intuição, que é o nosso 6º sentido e que está conectado ao invisível, ao nosso imaginário e também ao lado oculto da vida. O sentido da intuição está ligado aos restantes 5 sentidos e, quando o 6º sentido está equilibrado e está bem orientado a nossa vida corre realmente bem.

O aqui e agora, ou o tempo ao qual denominamos de Presente, é realmente um presente, uma dádiva. Se recorrermos ao dicionário, o significado e os sinónimos desta palavra têm este significado e outros tantos, tais como: oferta e prenda. E realmente é verdade, o estado Presente é realmente uma prenda.

Mas... é uma prenda de quem, de onde veio?

Para mim tem vários nomes: Deus, universo, etc., mas cada qual chama-lhe como quiser, até porque Ele tem muitos nomes. Porém, isto do nome a atribuir ao Criador Universal não tem qualquer importância, é apenas um detalhe e não é para falar acerca do nome Dele que estou a escrever este artigo. Isto foi um pequeno à parte.

Se pensarmos bem acerca do tempo: Passado, Presente e Futuro compreendemos que o único tempo que temos é o Presente, o aqui e o agora, o real e vivido. O tempo Passado de fato, não existe. Existiu e vivemo-lo, mas já não existe mais. A única coisa que temos é uma memória, que nos trás nostalgia, saudades... Se as recordações tiverem sido boas, sorrimos e muitas vezes também choramos. É no Presente então que descobrimos o que é a Felicidade e a Tristeza. No Presente, no aqui e agora, percebemos que fomos muito felizes e então descobrimos o sentimento da tristeza, porque simplesmente queremos voltar aquele momento e não podemos. Esse tempo pertence ao Passado... Como não existem máquinas para fazer viagens no tempo, quase automaticamente começamos a pensar nas coisas que queremos e pensamos no Futuro. Fazemos planos, sonhamos e projetamos. Depois vem a parte difícil, que é esperar e é aí que descobrimos novos sentimentos: obsessão e ansiedade. Quando isto sucede nem nos apercebemos que estamos mais uma vez fora de tempo que devíamos estar, o Presente e que novamente, estamos a viver um tempo que não existe: o Futuro. Este tempo também não existe, tal como o Passado. O Passado e o Futuro, são tempos opostos. No tempo Passado temos consciência do que já tivemos e que podemos ter perdido, temos consciência dos momentos vividos que, logo no estado Presente já não temos, ou então aquilo foi mudado. Com isto não quero dizer que isto é uma coisa negativa, até porque pode ter sido uma coisa negativa no Passado que, no Presente se altera gradualmente e no Futuro transforma-se numa coisa positiva. Porém, o Futuro é sempre incerto e tem uma infinidade de possibilidades de coisas que podem acontecer, ou não, embora eu goste de acreditar que acontecem e que são acontecimentos positivos. Tudo está em aberto.

Sendo assim, vamos lá viver neste tempo, porque viver no Passado, ou no Futuro desgasta-nos a alma e o corpo acaba por adoecer. Estamos no Presente e é neste tempo que temos de viver, de estar e de sentir, é então que os nossos sentidos ficam mais desenvolvidos também.

Viver no Presente é estar em comunhão e em sintonia com o Universo. E é quando vivemos no Presente e temos essa consciência, que nos unimos ao Universo e abrimos as portas para o Futuro.

Autora: Cris Henriques

26 de Fevereiro de 2012

 

Blog: http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

Facebook: http://www.facebook.com/CrisHenriquesFlores

Twitter: http://twitter.com/crishenriques75


Autor: Cris Henriques


Artigos Relacionados


O Tempo

O Medo

NÃo Cabe Tudo Dentro De Mim

Passado, Presente E Futuro

Cure O Passado, Viva O Presente, Sonhe O Futuro.

Vida

Sem Tempo!!!