Abertas novas vagas para concurso público; saiba como se preparar



A busca por uma vaga de emprego através de concurso público no Brasil é bastante concorrida. Mas constantemente novas vagas são abertas para diferentes cargos e qualificações. Na última semana de fevereiro de 2012, por exemplo, a Caixa Econômica Federal, o STJ, o Tribunal de Contas do Distrito Federal e as Indústrias Nucleares do Brasil abriram inscrições.

Os certames oferecem mais de 4,2 mil vagas de todos os níveis de escolaridade em todo o país. Importante destacar que grande parte destes concursos é para início imediato de atividades. A maioria das inscrições que foram abertas permite que elas sejam feitas até o meio de março.

Se você quer se candidatar, deve se dedicar para estar preparado no dia do teste. Enquanto o edital não é divulgado, os concorrentes separam parte do dia para estudar e conquistar uma das vagas, já que a disputa é bastante acirrada. O candidato deve ficar atento ao nível de
escolaridade exigido para cada vaga antes de se inscrever – ele não poderá participar de um processo em que o nível exigido é maior ao que ele tem – e, por isso, deve se preparar o máximo que puder. O que torna a disputa ainda mais difícil é o grande número de candidatos em “teste”, ou seja, aqueles que ainda não têm uma vaga específica, mas se candidatam a outras ofertas apenas para se testar.

Para obter melhor resultado, alguns concorrentes se dedicam aos cursos preparatórios. Estes meios de aprimoramentos oferecem aulas voltadas para os diferentes segmentos – as matérias estudadas variam de acordo com o cargo para o qual a pessoa quer prestar serviços –, além de materiais didáticos, o que possibilita que o aluno mantenha a rotina de estudos após o término da aula. Quem opta por fazer o tal cursinho, pode levar vantagem pelo simples fato de levantar e resolver dúvidas e questões com professores qualificados e com outras pessoas que estão na mesma situação.

Quem se interessar por cursos preparatórios deve se informar sobre qual é a melhor opção de cursinho através do método de ensino utilizado, tipo de atendimento e, claro, horários e proximidade que convenha. Grande parte destas aulas é oferecida nos três horários – manhã, tarde e noite –, nos finais de semana e até online. Para aqueles que escolherem a última opção é preciso que haja um planejamento. Neste caso, o aluno é quem dita o ritmo das aulas e, se for relaxado com prazos, pode acabar não finalizando o curso.

No final, não importa qual método de estudo será escolhido, já que em todos os casos é necessário que haja disciplina para que o objetivo seja alcançado o quanto antes.


Autor:


Artigos Relacionados


Concursos Públicos – Cursos Preparatórios

Quais São As Despesas De Estudo Para Um Concurso

Concursos 2012 é Para Quem Estuda Muito

Concursos Abertos Até O Final De 2012

Concursos Públicos Podem Exigir Carteira De Habilitação

Prepare-se Antes Para O Concurso Da Polícia Federal

Oportunidade Através Da Música