Gestão de pessoas versus marketing no serviço público: um estudo sob a ótica da qualidade do ensino superior do IFRN, campus Natal-Central



O ensino superior na rede pública brasileira tem se consolidado como um ensino de qualidade e expansão, principalmente na Rede Federal de Ensino, segundo dados do MEC. No Estado do Rio Grande do Norte, este conceito de qualidade pode ser observado em todas as Instituições de Ensino Superior da rede pública, representadas pela UFRN, UERN, UFERSA e pelo IFRN. Este último, por sua vez, ingresso neste cenário acadêmico há poucos anos, sempre possuiu como foco principal a Ciência e a Tecnologia voltada principalmente para as necessidades locais (setor industrial, agrícola, turismo, entre outras), com sua estrutura voltada para o ensino técnico profissionalizante, tecnólogo e superior. No entanto, torna-se relevante neste contexto discutir sobre a qualidade do ensino superior adotado pelo IFRN, campus Natal-Central, diante da análise dos principais indicadores utilizados pelo MEC para avaliação de cursos superiores, onde o seu principal cliente é o aluno acadêmico, além da sociedade e do próprio mercado de trabalho que absorve estes alunos. Dessa forma, este estudo busca versar sobre as necessidades de qualificação profissional através da prática de treinamento e desenvolvimento realizados pelo setor de Gestão de Pessoas e como se torna perceptível à mensuração da qualidade do serviço público prestado através da prática docente do ensino superior, que poderão tornar-se perceptíveis através das ferramentas de marketing utilizadas neste ambiente de pesquisa.

 

Palavras chaves: Qualidade de Ensino. Qualificação Profissional. Marketing.

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Autor: Henrique Eduardo De Oliveira


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