Há a necessidade de uma educação ambiental dentro da educação?



GILIANE OLIVEIRA
LUCIANO VIEIRA
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

                                                            CAMPUS ARIQUEMES
                                                      Ariquemes -RO

                                                           2012

 

HÁ A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA EDUCAÇÃO? 

A educação Ambiental na educação é de suma importância, pois ela nos alerta o quanto precisamos estar atento as necessidades básicas, em que o meio ambiente onde vivemos está deixando de ser um local natural, e assim, vem assumindo uma forma “artificial” cada vez mais em que o homem se relaciona de maneira incorreta com a natureza. Portanto, a Educação Ambiental na Educação é à base de tudo quando se fala em meio ambiente, porém, esse é um privilégio que ainda não saiu da teoria, e que deve ser encarado com mais dedicação dos responsáveis por nossa legislação, por nossos governantes, educadores e etc.

Os fatores que levam as pessoas a agredirem o meio ambiente, sem dúvidas é a falta de compreensão consigo mesmo, e claro que todos nós no mundo em que vivemos em momento algum podemos falar que o que leva a esta catástrofe se deve à falta de informação, pois todos os seres humanos que freqüentaram alguma escola, mesmo aquelas em que o método de ensino é preconizante, sabem que agredir o meio ambiente é ilegal e que no futuro pode acarretar grandes conseqüências. Mesmo sabendo que os atos não serão aplausíveis, não vejo a população acorda pra essa realidade que parece ser normal aos olhos de quem não se importa com o futuro da humanidade.

Se analisarmos nesse sentido, o grande papel da disciplina Educação Ambiental, é levar as informações necessárias as escolas e a comunidade, para que todos juntos, possamos ter uma relação “homem natureza” e assim, sair desse paradigma teórico de uma vez por todas. Sendo assim, não vejo outra possibilidade em não mergulhar nessa idéia de que a Educação Ambiental na educação não seja importante.

Mas o grande problema em relação a isso, é que a culpa nunca é do pobre nem do rico, um julga o outro. Porém a grande realidade de fato, é que se não houver uma interação do homem para consigo mesmo, nunca irá se estabelecer um ambiente estável natural, mas para tal fato acontecer sempre há alguns estudiosos que tentam de alguma forma explicar.

De acordo com Dias (1992, p.23), hoje, diante de graves impactos ambientais, apenas poucas pessoas parece acordar e perceber que não há mais tempo a perder, pois a natureza não suporta mais tantas agressões. Um dos caminhos para minimizar os efeitos dessa crise, sem dúvida, é a Educação Ambiental. Através dessa comparação nota-se que torna se imprescindíveis nos reeducar em relação à educação ambiental, não apenas falando a nível escolar esse tipo de educação que aprendemos no primário, mas em nível de uma nova conduta de ética e moral, esse que deveria ter sido resultado de juízos e valores que supostamente foram impostos pela sociedade.

 

ENFRENTANDO A REALIDADE

 

A Educação Ambiental pressupõe modificar os esquemas cognitivos dos participantes envolvidos em todo o processo educacional, construindo novos conhecimentos, principalmente das crianças, que necessitam crescer com uma visão mais ampla sobre recursos naturais, e sua utilização no dia-a-dia, como matéria prima e sua forma de preservação. Pensar em educação ambiental nos dias de hoje é pensar numa educação voltada para aprendizagens significativas ao mundo globalizado. Uma nova visão de Educação Ambiental na Educação deve proporcionar perspectivas que criem idéias inovadoras e que permitem formar cidadãos críticos, reflexivos e participativos, apto a tomar decisões e contribuir para o desenvolvimento das ações humanas.

Por isso a Educação Ambiental deve promover a transformação dos conhecimentos teóricos e práticos fundamentando uma perspectiva determinada à construção de um espaço inovador, cada vez mais atingindo a população, possibilitando assim um contato direto dos educadores e educandos com a realidade complexa dos processos de conservação da natureza, social e ecológica, trazendo uma compreensão do mundo através de diferentes processos desde a formação de nível básico até a formação do superior, ou até mesmo em nível de conhecimento que não trará nenhum prejuízo ao meio em que vivemos, ou seja, a Educação Ambiental prepara o individuo para a vida enquanto membro da biosfera, fazendo-o compreender, saber lidar com sistemas ambientais de maneira global gerenciando melhor as relações sociais e ambientais, aumentando a produtividade evitando desperdícios e danos à natureza.

Fundamentalmente é uma educação para um futuro harmônico, e a chave para isto é o aprimoramento do ser humano. Perceber a história do ambiente em que vive suas fontes de satisfações e insatisfações é de suma importância, pois só assim, conhecendo a cada um, será possível a realização de um trabalho com bases locais, partindo da realidade para ação, o objetivo é promover a sensibilização, bem como desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente em que vivemos, sendo assim todos os nossos atos poderiam estar trazendo menos conseqüências ao nosso redor.

Referências Bibliográficas

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

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Autor: Luciano Vieira Pereira


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