Administração estratégica nos tempos atuais



ADMINISTRAÇÃO  ESTRATÉGICA NOS TEMPOS ATUAIS

 A administração estratégica serve para obter competitividade estratégica e retonos acima da média. A competitividade estratégica é obtida quando a empresa desenvolve e aprende como implantar uma estratégia que cria valor. Os retornos acima da média são a base que a empresa necessita para satisfazer todos os seus steakholders. A administração estratégica contribui claramente para os profissionais terem uma postura resoluta e responsável diante dos problemas internos e externos que são os bens tangíveis e intangíveis.

O processo de administração estratégica é o conjunto completo de compromissos, decisões e ações necessárias para que a empresa obtenha vantagem competitiva.

Uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosa demais imitar.

Precisamos sempre na administração estratégica atuar com:

 

  1. Informações estratégicas;
  2. A formulação da estratégia;
  3. A implementação da estratégia;
  4. Feedback (ou realimentação).

Estudo dos ambientes externos tem três partes principais:

O ambiente geral (elementos da sociedade mais ampla que afetam as indústrias e suas empresas). O Ambiente do setor ( fatores que influenciam uma empresa, suas ações e reações competitivas e o potencial de lucro do setor). O ambiente da concorrência (no qual a empresa analisa os objetivos, estratégias, premissas e capacidades atuais de cada concorrente importante).

Estudo dos ambientes internos: Políticas de venda, atendimento, capacitação de pessoal, criação de fluxos e processos bem definidos, estruturação de comunicação.

Com este estudo norteamos e determinamos a Visão e Missão da empresa.

Na implantação da estratégia Produto/serviço: Desenvolve-se estudos pontuais sobre os bens, destacando a  inovação tecnológica, embalagem, preço, posicionamento da marca, estudos técnicos e específicos do mercado.

Acompanhamento e desenvolvimento das ações: Uso sistemático das ferramentas próprias para mensuração de resultados e novas estratégias a serem tomadas.

Avaliações constantes no que pode ser melhorado e também corrigir desvios: Sejam de ordem pessoal e processual.

Hoje, as empresas possuem suas missões, suas visões, seus valores e suas estratégias de conquistar mercado e de manter seus clientes.

Há uma preocupação incessante de atingir, superar suas metas e encantar seus clientes e consumidores. Isto se deve a grande concorrência, aumento da renda dos clientes/consumidores e novas ofertas de produtos e serviços.

Quando enxergamos a concorrência, percebemos que a tentativa de aprimorar seus serviços/produtos e de ganhar novos consumidores muitas vezes, não observamos o quanto é importante haver uma administração estratégica, onde deve-se posicionar onde estão e para onde querem ir. Isto implica em vários questionamentos básicos para nortear os passos do sucesso.

Muitas vezes os diretores e gerentes se esquecem de que encontrar a fonte do problema é tão simples que não conseguem enxergá-lo.

Buscam culpados seja a empresa, o mercado, o produto, os colaboradores e o tempo passa com longas discussões e estudos que a vantagem competitiva que se tinha se perde. Aí todos são autores dos erros e a concorrência em um sistema de guerrilha ou de ataque frontal consegue crescer sobre nossos ombros.

Não quero passar uma visão simplista de soluções ou criar cartilhas com passo a passo para se detectar problemas ou erros. Minha visão específica é que perdemos a vantagem competitiva  e muitas vezes não somos objetivos e resolutos nas soluções. Há muita divagação corporativa em vez de tratar da causa, focam nos erros iniciando e transformando o problema em discussões corriqueiras, sem soluções e se afundando mais nos erros. Nosso cenário competitivo não permite tais discussões sem soluções. Os dirigentes precisam agir pontualmente com visão estratégica e com agilidade suficiente para solução dos problemas.

Fonte: Adm. Estratégica Michael A. Hitt/ R. Duane Ireland/ Robert E. Hoskisson

 

Brasília, 04 / 03 / 2012.

Jairo Andrade

 

 

 

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Autor: Jairo Andrade


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