Dislexia: um distúrbio de aprendizagem.



Resumo: O presente artigo aborda o tema dislexia e questiona: “A dislexia sendo um problema neurológico pode ser considerada uma patologia?” A dislexia sendo um problema neurológico não pode ser considerada uma patologia, pois, as crianças com dislexia são portadores de distúrbios de aprendizagem. Dessa forma, entendemos que a dislexia não se trata de uma patologia e sim de um modo diferente de processar as ideias. O objetivo desse artigo é verificar se a dislexia vem sendo tratada pelos especialistas como um distúrbio de aprendizagem e com isso trazer maior definição conceitual sobre temas como distúrbios de aprendizagem. Considerando, que esse tema gera polêmica nas escolas, que ainda direciona a educação para a busca de mais eficiência nas escolhas e nos processos de aprendizagem. Portanto, a necessidade de escrever esse artigo surgiu com o intuito de orientar as pessoas para que elas compreendam que a dislexia é um problema neurológico e é tratada pelos especialistas como um distúrbio de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Dislexia, Patologia, Aprendizagem, Escola.

 

Abstract: This article discusses dyslexia and asks: "Dyslexia is a neurological problem can be considered a disease?" Dyslexia is a neurological problem cannot be considered a disease, because children with dyslexia are suffering from disorders learning. Thus, we believe that dyslexia is not a disease but rather a different way of processing ideas. The aim of this article is to verify that dyslexia has been treated by experts as a learning disorder and thus bring greater conceptual definition on topics such as learning disorders. Considering that this topic generates controversy in schools, which still directs the education for the pursuit of more efficient choices and learning processes. Therefore, the need to write this article appeared in order to guide people to understand it that dyslexia is a neurological problem and is treated by specialists as a learning disorder.


Keywords: Dyslexia, Pathology, Learning, School.

c

Introdução

Este artigo pretende averiguar se a dislexia vem sendo tratada pelos especialistas como um distúrbio de aprendizagem e com isso trazer maior definição conceitual sobre temas como distúrbios de aprendizagem. Esse tema gera polêmica nas escolas, que ainda direciona a educação para a busca de mais eficiência nas suas escolhas e nos processos de aprendizagem. Trata-se de um distúrbio de aprendizagem o qual vem sendo observado de modo marcante nas escolas desde as séries iniciais até as finais.

No passado, as crianças com dislexia, eram frequentemente rotuladas de burras ou preguiçosas. Em virtude dessa situação geral, que ao longo do tempo foi conduzido um estudo pela Universidade de Washington que revelou que crianças com dislexia usam quase cinco vezes mais da área cerebral do que as “normais”, enquanto realizam uma simples tarefa de linguagem. Longe de ser “preguiçoso”, o cérebro das crianças com dislexia trabalha na verdade, em alta velocidade.

A necessidade de realizar a pesquisa surgiu com o intuito de desmistificar, que embora a dislexia afete a capacidade de a criança ler, escrever, compreender a linguagem ou expressar-se claramente enquanto escreve ou fala, ela não é devida á falta de inteligência. A maioria dos indivíduos disléxicos possui inteligência igual ou superior á média. Nesse sentido, os problemas de uma criança com distúrbio de aprendizagem pode resultar na impressão errônea de que a criança não é “inteligente”.

 

 


Autor: Ana Paula Silva Da Rosa Kohler


Artigos Relacionados


A Dislexia No Processo De Aprendizagem E Os Erros

Dislexia E O Fracasso Escolar

A Informática Como Instrumento De Intervenção Pedagógica Em Crianças Com Dislexia

Dislexia: Distúrbios De Aprendizagem

Dislexia Na Escola

DistÚrbios X Dificuldade Na Aprendizagem

Dislexia