Gênero visível e gênero inteligível em Platão



Gênero Visível e Gênero Inteligível em Platão 

 Alex de  Sousa

Segundo Platão o gênero visível esta relacionado aos sentidos e o gênero inteligível esta relacionado ao pensamento, ou seja, há uma relação de clareza e obscuridade. O gênero visível por sua vez esta relacionado no texto com as copias, que segundo Platão são sombras carregadas, imagens refletidas na superfície da água ou na de todos os corpos que são ao mesmo tempo compactos, lisos e luminosos, com tudo o que é constituído do mesmo tipo. No que se diz respeito aos objetos, existem no texto objetos imperfeitos: os que produzem a sombra ou que se refletem na água (as cópias) e os objetos perfeitos: figuras absolutas, cuja visão só é possível por meio do pensamento.

A analogia entre o gênero visível e inteligível feita por Platão nos remete a uma relação de verdade e ausência da verdade. No gênero visível só posso usar dos sentidos para adquirir a verdade, mas até onde os sentidos podem me levar? Pois por meio deles só posso usar hipóteses; já no gênero inteligível posso usar das cópias, as coisas que precedentemente se imitavam, recorrendo às hipóteses, mas em troca posso recorrer a um principio não-hipotético não recorrendo as copias e sim a naturezas essenciais.

Sendo assim, endentemos que as ciências têm caráter empírico e a primeira secção do inteligível tem esse mesmo caráter que é desenvolvido por meio de hipóteses. Porque a primeira secção parte de hipóteses e a segunda secção parte de coisas não-hipotéticas. O caminho que Platão percorre neste processo é dialético.

Por isso, é importante saber que a diferença entre ciência e dialética se encontra no seu método. Enquanto a ciência usa apenas de hipóteses, coisas que podem vir a acontecer, ou seja, usa da indução, a dialética usa o diálogo (perguntas e respostas), apenas a razão.

            A dialética compõe-se de dois momentos: O primeiro consiste em remeter as coisas dispersas para uma idéia única e em definir essa idéia de tal modo que possa ser comunicada a todos; O segundo consiste num procedimento da divisão consiste "em poder dividir de novo a idéia em suas espécies, seguindo suas interações naturais e evitando fragmentar suas partes como faria um trinchador canhestro". Para os geômetras as suas hipóteses não precisavam de explicações, pois os mesmos entendiam que elas fossem para todo o mundo, essa é as diferença. Recorrer somente apenas às naturezas essenciais significa usar somente da razão, questionando a tudo em relação ao assunto discutido. É questionar de forma intrínseca o tema discutido. O geômetra considera a essência das coisas, mas não vê necessidade de explicá-las, pois os mesmos acham essas essências sejam claras para todo mundo.  

 

            Portanto, podemos perceber que o gênero visível é o mundo sensível que Platão tanto nos fala e que o mundo inteligível é justamente o mundo das ideias, e que há de forma explicita esta relação entre clareza e obscuridade e que só podemos entendê-la através do método dialético.

  

Download do artigo
Autor: Alex De Sousa


Artigos Relacionados


Gênero E Raça: As Desigualdades Na Sociedade Capitalista Contemporânea.

Metafísica De Platão

Textos Traduzidos (parte I)

Contos Orais: Da Tradição Memorialística Ao Estudo Do Gênero

Pensamentos De Sócrates Para Entender Platão

A Charge Nas Aulas De Língua Portuguesa: O Desenvolvimento De Leituras Críticas Dentro De Aspectos Culturais

Teoria Da CriaÇÃo Espiritual (parte 6)