Implantes na terceira idade - terceira dentição ?



Repor os dentes perdidos através de próteses removíveis foi um caminho encontrado pela Odontologia no decorrer de muitos anos. Estas próteses têm um custo acessível, mas são limitadas no que se refere a função de mastigar. Uma dentadura bem feita tem apenas 20% da força mastigatória da dentição normal. Esta diminuição acentuada pode ser ainda maior em alguns casos mais específicos, principalmente naquelas pessoas que perderam os dentes há bastante tempo e não tem mais estrutura óssea para manter as próteses firmes.

Para melhorar a qualidade de vida das pessoas que apresentam este tipo de problema com suas próteses removíveis, a Odontologia vem utilizando com bastante sucesso, os implantes dentários. Os implantes são cilindros metálicos, geralmente confeccionados em titânio, que são colocados nos ossos maxilares e substituem as raízes dos dentes. Os implantes restabelecem de forma mais eficaz a função mastigatória e a estética. Seu objetivo: dar sustentação às próteses. Vários tipos de próteses podem ser feitas sobre implantes, desde próteses unitárias (de um único dente), passando por próteses parciais de vários dentes, até a substituição de todos os dentes da boca.

Por exemplo, uma pessoa que tenha duas dentaduras e tem dificuldade de usar a dentadura inferior por que esta “não pára na boca” pode, na dependência da sua saúde geral e da quantidade de osso disponível nos maxilares, recolocar todos os dentes inferiores de modo fixo, sem que estes saíam da boca. Nestes casos, a eficiência da mastigação aumenta muito, permitindo uma alimentação mais rica e variada, que inclua alimentos mais sólidos como carne, legumes crus e frutas, entre outros. Aumentam também o conforto e a segurança durante o uso.

Muitas vezes, no entanto, colocar vários implantes não é possível, pela pouca disponibilidade óssea. Nestes casos, podem ser colocados dois implantes na região anterior do arco inferior, para reter a dentadura, como se esta fosse “abotoada”. Quando colocada em posição, ela se prende aos implantes por um sistema de botão-pressão, impedindo as indesejáveis movimentações durante a mastigação, fala ou deglutição.

Estas alternativas de tratamento, por serem muito superiores às próteses removíveis principalmente no que concerne à função mastigatória, vêm sendo utilizadas para reabilitação dos pacientes desdentados em diversos países do mundo como Estados Unidos, Canadá, países da Europa, entre outros.

É comum que indivíduos com mais idade acreditarem que a colocação de implantes não é possível no seu caso. Porém, ressaltamos que a idade não é contra-indicação para o uso dos implantes. Pelo contrário, em seu desenvolvimento inicial, os implantes foram concebidos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes desdentados que não tinham mais osso suficiente para segurar a dentadura, e eram, portanto, de idade mais avançada.

Está em estudo nos laboratórios mais avançados do mundo a utilização de dentes humanos criados a partir de células-tronco para substituir dentes ausentes. Há motivos de sobra para acreditar que esta será uma realidade palpável nos próximos anos. No entanto, hoje os implantes são a melhor forma de substituir dentes ausentes em uma grande porcentagem dos casos.

Seguindo esta tendência da comunidade científica mundial, há no Brasil muitos profissionais habilitados a tratar as perdas de dentes com este recurso mais adequado, proporcionando melhor qualidade de vida para os pacientes que necessitam. Assim, é com plena segurança que indicamos implantes para os nossos pacientes da terceira idade, desde que tenhamos uma quantidade de osso satisfatória e que as condições de saúde geral sejam boas. Informe-se com seu dentista.


Autor: Ana Paula Falcão


Artigos Relacionados


Implantes – Uma Excelente Opção Na Reabilitação Dentária

Implantes Dentários

Implantes Dentários Na Terceira Idade

Próteses Dentárias Removíveis

Estética E Sorriso!

Para Os Dentistas, A Colocação De Implantes Dentarios Produz Uma Perda Mínima De Osso

Implante Dentário: Uma Excelente Forma De Solucionar A Falta De Dentes.