Marrocos um país de contraste



Março 2012 foi o dia do evento macabro objeto da assinatura do tratado de protetorado. 100 anos depois de março 1912 e conjuntura  não poderia mais ser propício para relembrar uma dolorosa realidade para todos os marroquinos: Marrocos perdeu o controle de seu destino porque seus governantes estavam gastando mais do que ganharam. É verdade que a colonlização era, naquela época, mais de uma posição doutrinária que uma reacção ao fracasso do Tesouro dos países endividados.
 
O fato é que o imperialismo colonial, em busca de legitimidade legal, não vai encontrar melhor pretexto do que pretende sob sua tutela as finanças do país mal administrado. O resto da história é conhecido: espoliação,  roubo,  discriminação, traição, tortura e morte ...
 
100 anos após esta fase pouca honrada de nossa história, ela é, repetindo uma e outra vez, tempo de fazer uma parada sobre a imagem: Marrocos não é mais o que era, certamente, mas as marcas profundas do sub- desenvolvimento ainda são visíveis da época.
 
100 anos depois da assinatura do protectorado, a repartição  da riqueza aguarda a mesma cara. A partida dos franceses e espanhóis não mudou  a filosofia da distribuição. Como nos tempos coloniais, há aqueles em que vale tudo, e maiora que os indicadores  do subdesenvolvimento os esmagam brutalmente.
 
56 anos desde a independência, a filosofia da justiça não evoluiu. O sistema bicameral composto dos tribunais franceses e aborígenes desapareu, mas a dualidade permanece. Mustapha Ramid, Ministro da Justiça, e o conselho da magistratura, goste ou não, a justiça tem uma dupla velocidade: dos ricos e dos pobres.
 
37 anos depois da política de marroquinização das empresas, o setor privado não produz riqueza suficiente e emprego. O grosso do investimento, como  o evidenciam as diferentes leis de financiamento decorrentes do Estado e das instituições  e empresas públicas.
 
30 anos após o lançamento da política de encorajamento de exportações, as reservas em devisas de Marrocos são no seu mais baixo nível. Os incentivos, as isenções, promoções e orçamentos mobilizados ao longo destes anos não foram usados para instalar uma indústria robusta de produtos exportáveis. Resultado: em 2012, Marrocos tem reservas em moeda estrangeira para cobrir 4,5 meses de importações. A passagem através a dívida externa é inevitável para salvar as caixas  e drenar alguns euros e dólares.
 
20 anos depois do plano de ajuste estrutural, as receitas do Estado não dependem  que de dois terços do sistema fiscal. Este último, habilmente mantido com buracos permitindo dar passagem a um elefante, é muito produtivo, instrumentalizado à vontade e acima de tudo, injusto. A valorizada agruculura sobrevive à custa de um artesão pobre e de um desenvolvedor imobiliário que paga menos de imposto de renda do que um salaríado. O sistema fiscal parece ter apenas uma missão: tornar os ricos mais ricos e manter os pobres em um gotejamento.

 Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário

Rabat-Marrocos


Autor: Lahcen El Moutaqi


Artigos Relacionados


Após O Atentado Em Marrocos, O Setor Do Turismo Atormentado

Marrocos Apóia A Candidatura De Tunísia Para A Presidência Da União Para O Mediterrâneo

Longe De Qualquer Envolvimento Conflictual Com Estas Questões, Abdul G. Koroma, Um Dos 15 Juízes Do Tribunal Internacional De Justiça (tij), Apontou O Caminho A Seguir

Marrocos E Brasil Se Comprometem A Ampliar A Cooperação Em Agrícultrua Familiar E Pesquisa Científica

Africa Do Norte: Primavera árabe E Desenvolvimdento Da Região

Primeira Visita A Argel De Um Chefe Da Diplomacia Marroquina Desde 2003

Dia Do Trono: Marrocos, Um Vasto Sîtio De Empreendimento