Quais são as despesas de estudo para um concurso



Os concurseiros antigos já sabem o quanto gastam para estudar para diversos concursos públicos, mas quem se iniciou nos estudos há pouco tempo tem diversas dúvidas sobre o quanto é normal e necessário gastar para estudar.

Será que é muito? Será que é pouco? Será que precisa de tudo isso? Vamos solucionar quais as dúvidas sobre as despesas de estudo para um concurso. As mais frequentes são:

1 – Quanto terei que gastar para passar em um concurso?

Depende. Isso mesmo, depende do cargo que irá prestar e do tipo de estudo que irá realizar. Há opções de estudos através de livros, cursos (que inclui taxas de inscrições e locomoção), vídeo aulas, etc.

Há casos em que uma pessoa chega a gastar uma média de R$ 10.000,00 para conseguir a tão sonhada vaga. Isso com investimentos em cursos, livros e deslocamento. Mas há casos de pessoas que passam em concursos com uma apostila e um CD vendido pela internet que custa menos do que R$ 50,00.

Por que a diferença é tão grande? Porque para cargos importantes que exigem nível superior, principalmente na área de Direito, exigem maior dedicação e investimento, enquanto que cargos que exigem somente um Nível Fundamental ou Médio já não possuem materiais tão caros.

2 – Mas vale a pena investir muito dinheiro em material de estudo para concursos?

Existe aquele velho ditado que diz que “conhecimento nunca é demais”, então gastar para prestar um concurso estudando, comprando livros e fazendo cursos não parece ser nenhum desperdício de dinheiro.

Olhando de outra forma, basta parar para analisar o quanto estará investindo e o quanto ganhará ao longo dos anos (já que não será mandado embora) depois de ser contratado em uma empresa pública. Acho que a soma motivou a compra de material de estudo, não é?

3 – E se eu não tiver dinheiro para despesas de estudo para concursos?

Existem duas opções: ou ela arranja algum serviço extra para conseguir um dinheiro a mais para pagar seu material de estudo, ou dedica um tempo maior procurando materiais gratuitos na internet, em bibliotecas, sebos, etc.

Lógico que a melhor alternativa deve ser escolhida de acordo com cada caso, pois é preciso avaliar os prós e contras de cada um.

E mais: se você não tiver muito dinheiro para investir, foque em concursos em sua cidade ou na região, evitando ter que se deslocar para lugares muito longe, onde o gasto será maior.

Depois de conhecer um pouco mais sobre quais são as despesas de estudo para um concurso cabe a você, concurseiro, analisar se irá comprar materiais, e se serão muitos, poucos ou nenhum. As dicas estão acima, mas somente cada um poderá avaliar a viabilidade de acordo com seus objetivos.

Como cada pessoa tem uma situação diferente, saber se vale a pena investir este dinheiro em material de estudo deve ser uma decisão própria e ponderada (não vá fazer empréstimos para estudar nem aprontar alguma besteira). No fim, sempre se dá um jeito.


Autor:


Artigos Relacionados


Como Ser Aprovado Em Um Concurso Público?

Concursos Públicos – Cursos Preparatórios

Concursos Públicos Podem Exigir Carteira De Habilitação

Descubra Como Buscar Estabilidade Profissional Por Meio De Seu Trabalho No Setor Público

Saiba De Que Maneira Achar Estabilidade Financeira Por Meio De Seu Trabalho

Prepare-se Antes Para O Concurso Da Polícia Federal

Profissão Concurseiro