Thomas Hobbes ou John Locke?



   Repito e repito de maneira incessante em minhas ideiais os mesmos argumentos e contra-argumentos com o intuito de definir minha postura ideológica. Tudo está pautado na seguinte questão: o homem, ao passar do "estado de natureza" para o "estado de sociedade", mantém suas liberdades individuais, como defendia John Locke, ou abdica dessas e submete-se ao controle do Estado?
   No período em que Thomas Hobbes elaborou sua teoria, a ideia de liberdades individuas asseguradas por um documento que, posteriormente, passaria a ser conhecido como constituição, não era conhecida. Dessa forma, esse pensador assumiu liberdades como sendo o impulso para realizar qualquer coisa desejada, mesmo que isso implicasse na escravização de outro por exemplo. Contudo, influenciado pelos elementos que marcaram a Inglaterra após a Revolução Gloriosa, John Locke estabeleceu que o poder de um governante só poderia ser legítimo por meio do consentimento dos governados, que seria manifestado na eleição de representantes. Com isso, esse estudioso estabeleceu as bases do liberalismo e influenciou na construção do Estado Liberal.
   Posteriomente, Thomas Jefferson refinou a visão de John Locke, afirmando que todos os homens são criados iguais e dotados de certos direitos inalienáveis, tais como: vida, liberdade e busca pela felicidade; sendo que é função do Estado, como estrutura governamental, assegurar esses direitos a cada cidadão. Todavia, quando o crescimento de um governo torna-se excessivo, as liberdades individuais podem ser diminuidas devido ao excesso de intervencionismo governamental, tanto na política como na economia.
   Sendo assim, sou um adepto da visão de John Locke,contudo, quando as estruturas de um governo tornam-se grandes demais ao ponto de interferirem nas liberdades individuais de cada cidadão, prefiro defender-me de possíveis investidas do aterrorizante Leviatã.

"Quando o povo teme o governo, existe tirania. Mas quando o governo teme o povo, existe liberdade"

Thomas Jefferson



Autor: José Freire Nunes


Artigos Relacionados


Teoria De Estado Em John Locke.

Análise Da Independência Americana Sob A ótica Dos Direitos Individuais E Sociais.

Thomas Hobbes, John Locke E Justiça

O Céu E O Inferno: Ensaio Sobre O Estado De Natureza E O Estado Civil Em Locke

TÓpicos Especiais Sobre O Desenvolvimento Dos Direitos Humanios

Ficha Limpa

Estado De Natureza