Aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres!



ASPIRAI ÀS COISAS CELESTES E NÃO ÀS COISAS TERRESTRES!

 

Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

            A frase acima é da Carta de São Paulo aos Colossenses (3,2) e leva-nos a refletir como damos o encaminhamento para nossa vida. Em muitas ocasiões o cristão é tentado a desanimar e é levado a entrar numa dimensão de individualidade e comodidade. Quantos se dizem seguidores de Cristo, mas aspiram apenas às coisas terrestres e pouco se importam com aquilo que é do céu? Será que estes podem ser chamados de cristãos?

            Ser cristão em pleno século vinte e um é um desafio, pois aspirar às coisas celestes em meio a tantas aspirações e tentações terrestres, não é fácil. Contudo, os grandes seguidores de Jesus, como São Paulo e tantos outros apóstolos e profetas continuam nos exortando que é preciso aspirar Cristo, como caminho, verdade e vida, ou seja, quem é cristão, obviamente precisa mudar de vida, não deixando que às coisas terrestres determinem o fim de sua existência; não deve ser esquecido que o seguidor de Cristo precisa ter consciência que nessa terra está de passagem.

Muitas vezes a vida nos mostrar que tudo é ilusão: quem já passou pela amarga experiência de perder um ente muito querido e precisa deixá-lo no cemitério, bem sabe quanta dor sente-se no coração; entretanto, quem aspira às coisas celestes compreende que a vida não termina com as coisas terrestres.  Assim, podemos dizer que muitos vivem com tristeza, pois estão apegados com aquilo que é da terra. Quantas famílias desunidas pelo fato de colocar nas riquezas e bens materiais sua força maior; quantas criaturas financeiramente bem sucedidas, mas infelizes, pois se esqueceram das coisas celestes. É bom não esquecer: “de que vale o homem ganhar tudo e perder sua vida?”

Acabamos de viver a Semana Santa e a Festa da Páscoa que para os cristãos é a maior festa que rememora a ressurreição de Cristo, entretanto quem aspira às coisas celestes precisa testemunhar com sua vida, tendo a convicção que esse testemunho é fundamental para que outros compreendam que Cristo vive em nosso meio. Obviamente que o cristão não pode ser hipócrita e deve aceitar tudo, quem aspira às coisas do alto precisa ter os pés e a cabeça na terra e deve saber distinguir o certo do errado e se certificar que Jesus Cristo foi crucificado pelos homens pelo fato de aspirar às coisas celestes.

No decorrer da História do Cristianismo milhões de criaturas se dispuseram e continuam acreditando que a vida tem sentido quando se aspira às coisas celestes e que deve haver  testemunho da fé com os exemplos de vida. Quem acredita no Cristo ressuscitado, aspira às coisas celestes e não se desespera frente às dificuldades da vida. Outra verdade deve ser dita: quem passa a compreender que a vida ganha sentido quando se aspira às coisas celestes e passa a vivenciar essa aspiração terá muitas provações e até perturbações, pois a tentação é grande e os desafios são enormes, mas existe a certeza que é gratificante: ainda na terra se pode gozar dos prazeres celestes.

            Sou grato ao Deus da vida por ter essa determinação em aspirar às coisas do céu. Sou grato por ver meus filhos e esposa também aspirando essas coisas, apesar das provações e de passarmos por tantos dias “tenebrosos”. Deus é Pai, não é padrasto e nunca abandona seus filhos. Entreguemos nossas vidas em suas mãos e com absoluta certeza iremos vencer os tremendos desafios e obstáculos da existência.

            Obrigado Senhor por tudo, inclusive pelas constantes provações, pois sei que por elas e com elas iremos cada vez mais aspirar às coisas celestes. Deus seja louvado!

 

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


Renuncie A Si Mesmo, Tome Sua Cruz E Siga Jesus Cristo!

ReflexÃo Do Evangelho De Jo 6,60-69

Escola Jesus Cristo E A Mansão Do Caminho: História Oral E Memória

Silêncio Mineiro

Violência: Um Problema Resolvido A Partir De Jesus Cristo

Teoria E Prática Da Vida De Cristo

O Cristão E A Partilha!