Recreação nas aulas de educação física




BAURU

2008

Resumo 

A recreação, representada por atividade lúdica, jogos e brincadeiras, podem desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula, a recreação se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos, com o auxilio da Educação Física Escolar. O jogo na escola traz benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade. O lúdico é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades, e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização, o raciocínio, a coordenação motora. A brincadeira estimula a cognição, além de englobar os recursos motores pois é por meio dessa ação que ela desenvolve seus raciocínios lógicos, suas habilidades, seus pensamentos e sua criatividade. Dessa forma a recreação torna uma ferramenta utilizada como estratégia para a inclusão e socialização, além de desenvolver habilidades psicomotoras das crianças. Assim sendo, as aulas de Educação Física não precisam ser desenvolvidas somente na quadra, mas dentro da sala de aula.

Palavras chave: Recreação. Jogo. Lúdico. Brincadeira. Educação Física Escolar.

Download do artigo
Autor: Debora Denise Sales


Artigos Relacionados


A Educação Física Nas Séries Finais Do Ensino Fundamental: Uma Breve Revisão De Literatura.

“e Por Que NÃo Repensar Novos Temas E SistematizÁ-los Na Cultura Corporal De Movimento?“

A Importância Das Brincadeiras Psicomotoras...

Esportes De Aventura Como Incentivo A Prática Da Educação Física Escolar Educação Por Aventura

Jogos Cooperativos E Escola

Aprender Brincando: O Lúdico Na Aprendizagem Infantil

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.