Banho do bebê



 Bebês devem ser banhados todos os dias. Essa medida de higiene básica vai preservar a boa saúde do seu bebê e deixá-lo mais confortável e feliz. Além se ser um momento de aproximação e carinho entre a mamãe e o filhote!

Para dar banho no bebê com segurança, crie um “ritual”. Acostume-se a dar o banho no mesmo local onde vai trocá-lo para evitar andar com ele molhado ou sem roupa pela casa. Evite correntes de ar, cuide para que o chão seja totalmente seco – é muito fácil escorregar em pisos molhados. Tapetes de borracha são uma boa alternativa para mantes os pisos seguros. 

Deixe tudo que for preciso para dar o banho por perto e siga as recomendações:

  • Nas primeiras vezes, peça para outro adulto estar presente. Você é inexperiente, vai ter de amparar o bebê o tempo todo e pode se atrapalhar na hora que tiver que pegar alguma coisa.

  • Antes de começar a dar o banho, passe um algodão úmido e morno nos olhos e outros nas narinas para tirar secreções secas às vezes são difíceis de remover. Também limpe o exterior das orelhas com chumaços de algodão, sempre umedecidos com água morna.

  • Acidentes acontecem, nunca subestime as chances de eles acontecerem; então muito cuidado com a água quente. Nada de levá-la fervente para perto do bebê.

  • A banheira deve ser cheia até cerca de 10 cm de profundidade e a água deve ser morna, por volta de 32º Celsius. Verifique a temperatura com termômetro, ou teste você mesmo colocando os braços na água.

  • Limpe cuidadosamente suas genitais, como se fosse uma troca de fraldas antes de colocá-lo em contato com a água.

  • Apoiando-o em seus braços e mãos, mergulhe primeiro os pés do bebê, vá molhando-o aos poucos e, por fim, coloque-o devagarinho, sentado na banheira, sempre com o seu apoio. É importante o bebê sentir bastante segurança na hora do banho. Durante todo o banho vá jogando água morna no corpo dele, para aquecê-lo.

  • Use apenas o sabão neutro para bebês e suas mãos para banhá-lo. Evite esponjas.

  • Os cabelos têm de ser lavados com xampus para bebês. Também devem ser secos totalmente antes de cobri-los ou de pôr o bebê para dormir. A umidade dos cabelos pode fazer com que se resfrie, além de criar fungos nos cabelinhos.

  • Jamais deixe o bebê sozinho dentro da água, mesmo quando ele estiver grandinho e já conseguir se apoiar. É muito fácil ele se mexer e virar o rostinho para dentro da água.

  • Imediatamente ao tirá-lo da água, o bebê deve ser envolvido numa toalha bem seca, bem passada e macia. O bebê deve ser seco pressionando a toalha contra seu corpo e jamais esfregando. Todas as cavidades e dobrinhas do corpo devem ser bem secas.

  • Pronto. Agora, você só tem de cuidar da higiene do umbigo do bebê e vesti-lo com roupas limpas e bem passadas.


Autor: Wagner Ricardo


Artigos Relacionados


Como Aliviar As Cólicas Dos Bebês

Dicas Para Comprar O Enxoval

Bebe Não Dorme De Dia

Carrinhos De Bebê Para O Verão

A Criança E O Bebê

A Posição Correta Para Amamentar E Os Tipos De Bicos De Seios

Itens Indispensáveis Para A Hora Do Parto