A importância de se posicionar!



A importancia de se posicionar - Futuro Empresario

Posicionar-se, tomar uma posição, sair de cima do muro: parece brincadeira, mas este é um assunto sério para toda a empresa em funcionamento ou em planejamento. Em mercados mais competitivos ou de concorrência mais branda, definir seu posicionamento sempre fará diferença. Para ser sincero, acredito que isso deveria ser o básico de toda gestão de qualquer empresa, sempre o primeiro ponto a ser considerado.

Mas afinal o que é posicionamento no ambiente empresarial? É definir em que âmbito da concorrência você estará competindo. Basicamente esses âmbitos podem ser: preço, qualidade e foco. Você pode competir para ter o preço mais em conta da região, ou pode competir para ser a empresa de melhor qualidade, ou ainda focar em um nicho específico do mercado.

Uma construtora, por exemplo, pode determinar seu posicionamento como de uma construtora que constrói qualidade, imóveis de alto padrão, edifícios modernos e com ampla área de lazer. Mas não simplesmente isso, ela deverá estar sempre buscando ser a construtora de maior qualidade neste mercado. O preço deve importar o mínimo possível para o cliente, e a grande razão para ele estar comprando devem ser os valores agregados, a diferenciação do que é oferecido.

Outra construtora pode determinar seu posicionamento como de uma construtora de preço baixo, construindo imóveis de baixo custo. Atendendo as classes mais populares, participando do programa minha casa minha vida, por exemplo. O principal motivo pelo qual os clientes estarão comprando nesta empresa é o preço mais baixo que os dos concorrentes. A empresa estará em busca da liderança em custos.

É comum vermos algumas construtoras de alto padrão, que vendem pela qualidade e pela diferenciação, lançarem outra marca de construtora que irá trabalhar com o posicionamento de liderança de custos, ou seja, preço mais baixo, assim elas podem competir nos dois âmbitos.

Mas uma única empresa que tenta ter diferenciação e liderança em custo, está fadada a não conseguir nenhum dos dois, nem ter a qualidade mais alta nem os custos mais baixos. Termina por ter as menores taxas de retorno do mercado.

Mais conhecimentos sobre como posicionar e como montar a sua empresa podem ser encontrados em Futuro Empresário - Cursos Online.


Autor: Felipe Cs Leão


Artigos Relacionados


Concorrência: Estratégias Para Diferentes Mercados

Posicionamento De Mercado

Qual Negócio Abrir?

A Particularidade Da DeterminaÇÃo Da Demanda Nos Mercados De Luxo

Construção, Mineração E Saneamento Para Empresas De Goiânia

Qual A Diferença Entre Diferenciação E Posicionamento ? Uma Abordagem Possível...

4ps Do Marketing